sexta-feira, 28 de junho de 2013

AULAS SOBRE PROTESTOS


Crianças e adolescentes têm aulas sobre manifestações

Se está difícil para os adultos entenderem o que está acontecendo nas manifestações que tomaram conta do país nos últimos dias, está mais complicado ainda para as crianças e os adolescentes.
A demanda dos jovens por mais informações é tão grande que algumas escolas de São Paulo passaram a debater o tema em aulas de disciplinas como história, geografia e redação. 




Temas relacionados às manifestações
Clique na figura abaixo



Professor Bernardo Fonseca Machado,, dá aula de sociologia no colégio Santa Maria e fala sobre manifestações no Brasil

Fonte: www1.folha.uol.com.br



quinta-feira, 27 de junho de 2013

PARA REFLEXÃO



tudo-em-cima.blogspot.com 




questoessociologicas.blogspot.com




"Até um relógio quebrado, duas vezes ao dia está marcando a hora certa "

(autor anônimo) 




sexta-feira, 21 de junho de 2013

O ENEM E A FILOSOFIA




Sancionada em 2008, a lei que torna obrigatório o ensino de sociologia e filosofia nas escolas do último nível da educação básica vem mudando o perfil das provas de humanas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Agora com maior relevância, as duas disciplinas relacionam problemas da atualidade com os conteúdos teóricos.




Prova disso é que o Enem 2012 contou com oito questões de natureza filosófica e seis de natureza sociológica, de acordo com o professor Leonardo Oliveira de Vasconcelos, professor de filosofia e sociologia do colégio Magnum Cidade Nova, de Belo Horizonte, o que representa quase um terço da prova de humanidades.


Filosofia
"Em filosofia, o perfil das questões do exame envolve habilidades de conhecimento em relação aos períodos históricos", diz. "Não é o fato pelo fato, mas sim qual é a importância do fato filosófico para a história da humanidade".




Temas que podem cair

A pedido do UOL, Vasconcelos, do colégio Magnum, elaborou uma lista com os conteúdos que mais caem no Enem em filosofia e sociologia; confira:

Filosofia antiga: Sócrates, Platão e Aristóteles (concepção de ética e política de um deles);

Filosofia medieval: São Tomás de Aquino (questão da relação da fé e a razão);

Filosofia moderna: Maquiavel (suas concepções no campo da política), Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau (estado de natureza, contrato social e estado de sociedade para cada um) e Immanuel Kant;

Filosofia contemporânea: Michel Foucault;

Vasconcelos lembra que questões sobre cidadania e política, ética, liberdade e trabalho durante a história da humanidade também são amplamente abordadas no Enem em filosofia.




Fonte: educacao.uol.com.br



Trailer Batman - O Cavalheiro das Trevas
www.youtube.com





Alexandre Maccari Ferreira





quinta-feira, 13 de junho de 2013

OLIMPÍADAS DE FILOSOFIA





www.olimpiadadefilosofia.org




www.olimpiadadefilosofia.org




www.olimpiadadefilosofia.org




www.olimpiadadefilosofia.org




segunda-feira, 10 de junho de 2013

Indicações de Apoio para as aulas de Filosofia


Para também subsidiar o processo de ensino aprendizagem, a partir de 2013 o professor de Filosofia poderá contar com o livro didático do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), cujos volumes foram distribuídos para os alunos no ano anterior. Além desses livros, contará também com obras de caráter acadêmico e paradidáticos do campo das Ciências Sociais e Ciências Humanas em geral que compõem o acervo do Programa de Livros com os projetos Leitura do Professor e Sala de Leitura. 

Esse material encontra-se nas escolas a fim de possibilitar acesso a recursos de profundamento teórico aos temas do currículo tanto para professores quanto para os estudantes do Ensino Médio. Como forma complementar a reflexão e o aprofundamento dos estudos, sugere-se como material de leitura para professor, a coleção Explorando o Ensino, material elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e disponibilizado integralmente para download em sua página na internet. 

Outro material já à disposição do professor de Ensino Médio são as coleções de filmes do projeto O Cinema vai à Escola”, que faz parte do programa “Cultura é Currículo”. Trata-se de material contendo duas caixas, uma com 20 e outra com 10 filmes, compondo o acervo das escolas de Ensino Médio. Tais materiais são escolhidos e analisados para possibilitar uma ampliação do repertório cultural da comunidade escolar a partir de obras audiovisuais que possibilitem reflexões nas mais distintas áreas e disciplinas. Juntamente com os filmes, há o material de apoio, os cadernos de cinema do professor, com dicas e sugestões de trabalhos com os filmes componentes do projeto. 

Este material de apoio para o trabalho com os filmes possui quatro volumes no total, companha as caixas com os DVDs, mas também podem ser acessados para download no sítio do projeto




Converse com o professor coordenador da escola sobre o material acima relacionado 






www.fnde.gov.br/programas



Professores de filosofia, está disponível no site do MEC o volume sobre ensino de filosofia da coleção Explorando o Ensino. Os livros estão formato PDF e podem ser acessados livremente para leitura e impressão. No caso da filosofia os textos de orientação ao ensino são escritos por reconhecidos pesquisadores, tanto do próprio conhecimento da tradição filosófica, quanto das concepções de ensino e aprendizagem próprias ao filosofar.
Está aí um material que vale à pena estudar com atenção e utilizá-lo como subsídio nos currículos escolares.

portal.mec.gov.br



"No inferno no qual vivemos todos os dias [...] existem duas maneiras de não sofrer. A primeira é fácil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno e tornar-se parte deste até o ponto de deixar de percebê-lo. A segunda é arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuas: tentar saber reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço."


 Italo Calvino. As cidades invisíveis. São Paulo: O Globo, 2003. p. 158.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...