enquanto isso, os testes rolam soltos há tempos na escola pública...a dormência é tanta, que não dá pra ver nada além da central de produções. e a educação brasileira vai cabendo, de um bimestre a outro, em algumas fotos.com
wellingtacarla.wordpress.com
ABORDAGEM METODOLÓGICA
O primeiro conceito filosófico para se trabalhar em sala de aula é a vida das pessoas que ali estão – do professor e do aluno. Precisamos chegar à história da Filosofia a partir de questões presentes, não o inverso como é de hábito acontecer. Assim, nossos adolescentes podem chegar a uma melhor compreensão dos problemas apresentados pela vida. Sem isso, nenhum filósofo terá sentido para eles.
É claro que, para trabalhar essa questão, temos de recorrer aos acontecimentos e às estratégias sugeridas pelos filósofos, encontrados na história da Filosofia e que devem ser utilizados para desenvolver o pensamento crítico, indispensável à promoção da dignidade humana. Que sentido pode ter Karl Marx para quem não associa as ideias desse autor ao seu cansaço e ao de seus pais? Que sentido pode ter Hannah Arendt se não a associamos às violências que caracterizam – e comprometem – a condição humana? Que sentido tem John Locke quando dissociamos da corrupção que nos agride todos os dias?
Para favorecer essa produção de sentidos, propõe-se uma abordagem dialógica: ouvir os alunos e ser ouvido por eles; dialogar a partir do que se ouve na sala de aula e se lê nos textos filosóficos; ler com os alunos e promover ou provocar a leitura investigativa; refletir e fazer com que os alunos coloquem suas vidas em meio à discussão filosófica; finalmente escrever, como forma de expressão dessa reflexão.
Fonte: Orientações da Coordenação Técnica da CENP - Filosofia
Sobre a metodologia de ensino-aprendizagem dos conteúdos básicos em Filosofia
(Página 116 do documento)
Tema: Ética
INVESTIGAÇÃO:
EDUCAÇÃO POR COMPETÊNCIA
Educação por competências no ensino básico - Nilson Machado
(Página 116 do documento)
ATIVIDADE SEQUENCIADA EM FILOSFIA
Tema: Ética
(baseado na proposta do professor Silvio Gallo - Unicamp)
Existem três modelos de Ética que podem ser abordados com os alunos: Ética Clássica (finalidade da ação) como Aristóteles; Ética Moderna (do dever) como Kant e Ética Contemporânea (liberdade) como Sartre. Segue aqui uma proposta de abordagem do tema Ética para o Ensino Médio.
SENSIBILIZAÇÃO: (Avançando até 8 minutos no vídeo abaixo, Silvio Gallo explora o conceito de sensibilização)
- Filme: Minority Report (Steven Spielberg) – 2 primeiras cenas (± 15 minutos)
- Debate sobre o filme:
· É possível julgar um ato antes dele ser realizado?
· Quais seriam as implicações disso?
PROBLEMATIZAÇÃO: (Avançando até 16 minutos no vídeo abaixo, Silvio Gallo explora o conceito de problematização)
- O que é um ato?
- É possível julgar seu valor?
- Como?
INVESTIGAÇÃO:
SISTEMATIZAÇÃO
Gestão da sala de aula - Celso de Vascooncellos
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LIÇÃO DE CASA
Sua escola se preocupa com ela?
Que importância você e sua escola dão às tarefas que os alunos levam para fazer em casa? Confira na reportagem da NOVA escola como envolver os estudantes, pais e professores e tirar o melhor proveito dessas atividades.
No Caderno do Aluno (Currículo de São Paulo) a lição de casa aparece como uma atividade permanente.
A AVALIAÇÃO
"Se avaliar é difícil nos contextos das disciplinas historicamente presentes no currículo escolar, quanto se trata de Filosofia, a questão da avaliação se apresenta como um grande nó que contribui para agravar ainda mais a problemática relativa à construção da identidade, papel e lugar a ser ocupado por essa disciplina junto aos currículos escolares."( Marinês Barbosa de Oliveira)
didaticasgeograficas.wordpress.com
Ensaio sobre a disciplina de Filosofia no Ensino Médio: desafios da avaliação da aprendizagem
AVALIAÇÃO E PROGRESSÃO CONTINUADA
Quem não cola não sai da escola?
Professores de filosofia, está disponível no site do MEC o volume sobre ensino de filosofia da coleção Explorando o Ensino. Os livros estão formato PDF e podem ser acessados livremente para leitura e impressão. No caso da filosofia os textos de orientação ao ensino são escritos por reconhecidos pesquisadores, tanto do próprio conhecimento da tradição filosófica, quanto das concepções de ensino e aprendizagem próprias ao filosofar.
Está aí um material que vale à pena estudar com atenção e utilizá-lo como subsídio nos currículos escolares.
"No inferno no qual vivemos todos os dias [...] existem duas maneiras de não sofrer. A primeira é fácil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno e tornar-se parte deste até o ponto de deixar de percebê-lo. A segunda é arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuas: tentar saber reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço."
AVALIAÇÃO E PROGRESSÃO CONTINUADA
Web Quest nas aulas de Filosofia
Quem não cola não sai da escola?
Avaliação de Aprendizagem
www.youtube.com
Avaliação de Aprendizagem - Cipriano Luckesi
www.youtube.com
Indicações de Apoio para as aulas de Filosofia
Para também subsidiar o processo de ensino aprendizagem, a partir de 2013 o professor de Filosofia poderá contar com o livro didático do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), cujos volumes foram distribuídos para os alunos no ano anterior. Além desses livros, contará também com obras de caráter acadêmico e paradidáticos do campo das Ciências Sociais e Ciências Humanas em geral que compõem o acervo do Programa de Livros com os projetos Leitura do Professor e Sala de Leitura.
Esse material encontra-se nas escolas a fim de possibilitar acesso a recursos de profundamento teórico aos temas do currículo tanto para professores quanto para os estudantes do Ensino Médio. Como forma complementar a reflexão e o aprofundamento dos estudos, sugere-se como material de leitura para professor, a coleção Explorando o Ensino, material elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e disponibilizado integralmente para download em sua página na internet.
Outro material já à disposição do professor de Ensino Médio são as coleções de filmes do projeto “O Cinema vai à Escola”, que faz parte do programa “Cultura é Currículo”. Trata-se de material contendo duas caixas, uma com 20 e outra com 10 filmes, compondo o acervo das escolas de Ensino Médio. Tais materiais são escolhidos e analisados para possibilitar uma ampliação do repertório cultural da comunidade escolar a partir de obras audiovisuais que possibilitem reflexões nas mais distintas áreas e disciplinas. Juntamente com os filmes, há o material de apoio, os cadernos de cinema do professor, com dicas e sugestões de trabalhos com os filmes componentes do projeto.
Este material de apoio para o trabalho com os filmes possui quatro volumes no total, companha as caixas com os DVDs, mas também podem ser acessados para download no sítio do projeto.
Converse com o professor coordenador da escola sobre o material acima relacionado
www.fnde.gov.br/programas
Está aí um material que vale à pena estudar com atenção e utilizá-lo como subsídio nos currículos escolares.
portal.mec.gov.br
"No inferno no qual vivemos todos os dias [...] existem duas maneiras de não sofrer. A primeira é fácil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno e tornar-se parte deste até o ponto de deixar de percebê-lo. A segunda é arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuas: tentar saber reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço."
Italo Calvino. As cidades invisíveis. São Paulo: O Globo, 2003. p. 158.
Gente Humilde
www.youtube.com
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