sábado, 13 de julho de 2013

FILOSOFIA: ENSINO E EDUCAÇÃO


“Eu não tenho filosofia: tenho sentidos..."
Alberto Caieiro - O Guardador de Rebanho


A série que o programa Salto para o Futuro, da TV Escola, ora apresenta conta com a consultoria de Walter Kohan (UERJ) e tem como objetivo a discussão sobre filosofia e educação, filosofia e infância e filosofia no Ensino Médio, tendo em vista contribuir para o debate entre professores e gestores da Educação Básica.

As palavras extraídas de O abecedário de Gilles Deleuze são estimulantes no sentido de intensificar as práticas filosóficas na escola e em outros espaços sociais: Suponho que muita gente ache que a Filosofia é uma coisa muito abstrata e só para os “entendidos”. Tenho tão viva em mim a ideia de que a Filosofia não tem nada a ver com “entendidos”, de que não é uma especialidade, ou o é, mas só na medida em que a pintura ou a música também o são, que procuro ver esta questão de outra forma.

Esperamos que elas possam servir de estímulo para a interação com os textos e os programas da série Filosofia: ensino e educação.


Rosa Helena Mendonça
Supervisora pedagógica do programa Salto para o Futuro/TV ESCOLA (MEC).



Programa 1 Filosofia e educação

Programa 2 – Filosofia e Infância







tvescola.mec.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...