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CADERNO DE FILOSOFIA 



Para acessar os vídeos com as orientações sobre os Cadernos de Filosofia siga as instruções abaixo:


LOGIN E SENHA = ESC – (CIE de sua escola)
login: ESC-_ _ _ _ _ _
senha: ESC-_ _ _ _ _ _


www.rededosaber.sp.gov.br


Os cadernos do programa São Paulo Faz Escola estão disponíveis na Intranet!

Lá você poderá fazer o download dos seguintes materiais:

- Cadernos do Aluno,

- Cadernos do Professor,

Para isso é só ir à pasta “Biblioteca” da página da CGEB ou acessar o link:http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/Intranet/biblioteca_CGEB/

Se preferir, você pode acessar esse material na Secretaria Digital, por meio do https://sed.educacao.sp.gov.br/



ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS


As Orientações Curriculares para o Ensino Médio foram elaboradas a partir de ampla discussão com as equipes técnicas dos Sistemas Estaduais de Educação, professores e alunos da rede pública e representantes da comunidade acadêmica. O objetivo deste material é contribuir para o diálogo entre professor e escola sobre a prática docente.
Brasil. MEC - Ciências Humanas e suas Tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.


Clique na figura abaixo para acessar o documento



Uma indicação clara do que se espera do professor de Filosofia no Ensino Médio pode ser encontrada nas Diretrizes Curriculares aos cursos de Graduação em Filosofia e pela Portaria INEP nº 171, de 24 de agosto de 2005. 



Orientações Curriculares para o Ensino Médio. 
Ciência Humanas e suas Tecnologias, pg. 31 e 32






Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 


Artigo 3º
A organização do currículo e das situações de ensino aprendizagem e os procedimentos de avaliação deverão ser coerentes com princípios estéticos, políticos e éticos, abrangendo: 

I - a Estética da Sensibilidade, que deverá substituir a da repetição e padronização, estimulando a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade pelo inusitado, e a afetividade, bem como facilitar a constituição de identidades capazes de suportar a inquietação, conviver com o incerto e o imprevisível, acolher e conviver com a diversidade, valorizar a qualidade, a delicadeza, a sutileza, as formas lúdicas e alegóricas de conhecer o mundo e fazer do lazer, da sexualidade e da imaginação um exercício de liberdade responsável. 

II - a Política da Igualdade, tendo como ponto de partida o reconhecimento dos direitos humanos e dos deveres e direitos da cidadania, visando à constituição de identidades que busquem e pratiquem a igualdade no acesso aos bens sociais e culturais, o respeito ao bem comum, o protagonismo e a responsabilidade no âmbito público e privado, o combate a todas as formas discriminatórias e o respeito aos princípios do Estado de Direito na forma do sistema federativo e do regime democrático e republicano. 

III - a Ética da Identidade, buscando superar dicotomias entre o mundo da moral e o mundo da matéria, o público e o privado, para constituir identidades sensíveis e igualitárias no testemunho de valores de seu tempo, praticando um humanismo contemporâneo, pelo reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade do outro e pela incorporação da solidariedade, da responsabilidade e da reciprocidade como orientadoras de seus atos na vida profissional, social, civil e pessoal. 




FILOSOFIA: EXPERIÊNCIA E LINGUAGEM 


No dia 27 de junho de 2013, os Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos de Filosofia participaram da videoconferência que discute as demandas da Filosofia moderna.

Clique na figura abaixo para assistir a videoconferência 
Escreve Filosofia: experiência e linguagem na barra de busca do site


www.rededosaber.sp.gov.br


Na videoconferência é proposta uma atividade de análise crítica da Situação de Aprendizagem 4, que está no Caderno de Filosofia, 3ª série - Volume 1.





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