sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PLANEJAMENTO FILOSOFIA 2013


DOCUMENTO 1



FILOSOFIA 
  

Respeitando os saberes e autonomia  do professor, estas orientações apresentam algumas propostas/atividades com o intuito de nortear os trabalhos em sala de aula no início do ano letivo.

Dado que a prática docente, por meio do diálogo e trocas de experiências e saberes entre docentes e discentes, o trabalho colaborativo entre comunidade, gestão e professores, bem como, o trabalho  cooperativo interdisciplinar, principalmente com a  área de Ciências Humanas, aquela possibilitou ao professor elaborar um diagnóstico de suas salas de aulas

Assim, ciente da realidade de sua escola e comunidade, o docente (re) elabora seu plano de ensino, tendo como referencial os seus saberes, o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, os livros didáticos da disciplina Filosofia e as propostas/orientações que segue. Dessa forma, favorece o processo de ensino aprendizagem com qualidade.
Fonte: Orientações para os primeiros dias letivos 2013, pg. 52



Para ler o documento com orientações referente à disciplina de Filosofia, acesse link abaixo






Veja orientações para planejamento escolar e volta às aulas
www.youtube.com




DOCUMENTO 2

Orientações para o Planejamento Escolar de 2013


FILOSOFIA 


A Filosofia voltou a compor a grade curricular como disciplina obrigatória, depois de décadas de afastamento e, mesmo depois de quase uma dezena de anos de retorno ao currículo, ainda pode ser vista como “novidade” pelas novas gerações de gestores, professores, pais de alunos e discentes. Pela sua “novidade”, ela ainda suscita perguntas, tais como: “O que é filosofia?” “Qual a função do ensino de filosofia nos atuais formatos curriculares?” “Como essa disciplina acrescentará ou mudará o cotidiano?” Em outros termos, “Para que Filosofia?”. Tais indagações permitem ao professor da disciplina trazer para os alunos a importância da Filosofia como experiência formativa que se processa a partir do exercício reflexivo, na elaboração de perguntas, conceitos e da crítica elaboradas pela tradição filosófica.

As indagações sobre a Filosofia podem, ainda, ser apropriadas como um tipo de sondagem que permitirá ao docente mapear conceitos e juízos de valores, a construção argumentativa, e as dificuldades presentes nos argumentos a fim de aprimorar o universo discursivo, ao mesmo tempo em que promove a consciência crítica dos alunos acerca dos valores e das concepções de mundo. 

Ou seja, as perguntas e as dúvidas acerca da Filosofia podem ser utilizadas como um diagnóstico que fundamente um plano de ensino, que contemple a realidade da escola, das diferentes séries e salas de aula, e dialogue com o Currículo Oficial de Filosofia do Estado de São Paulo.

Nesse contexto, o objetivo do planejamento é apoiar as práticas docentes, bem como as novas estratégias e métodos de ensino e formas de avaliações. Tais procedimentos contribuirão para: a) desenvolver, ampliar e sofisticar os saberes discentes; b) analisar e apresentar possíveis soluções para situações problemas, as quais os alunos são conduzidos a exercerem seu raciocínio lógico, reelaborar conceitos e argumentos, etc.

No planejamento, o professor poderá propor reflexões que permitem aos alunos compreender melhor a história da tradição filosófica, as relações histórico-sociais, filosófico culturais, com o objetivo de promover um entendimento mais elaborado sobre o caráter formativo da Filosofia e suas relações com o exercício da democracia, participação política e desenvolvimento do senso crítico.
Fonte: Orientações para o Planejamento Escolar de 2013, pg. 74 e 75


Para ler o documento com orientações referente à disciplina de Filosofia, acesse link abaixo





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