DOCUMENTO 1
FILOSOFIA
Respeitando os saberes e autonomia do professor, estas orientações apresentam algumas propostas/atividades com o intuito de nortear os trabalhos em sala de aula no início do ano letivo.
Dado que a prática docente, por meio do diálogo e trocas de experiências e saberes entre docentes e discentes, o trabalho colaborativo entre comunidade, gestão e professores, bem como, o trabalho cooperativo interdisciplinar, principalmente com a área de Ciências Humanas, aquela possibilitou ao professor elaborar um diagnóstico de suas salas de aulas.
Assim, ciente da realidade de sua escola e comunidade, o docente (re) elabora seu plano de ensino, tendo como referencial os seus saberes, o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, os livros didáticos da disciplina Filosofia e as propostas/orientações que segue. Dessa forma, favorece o processo de ensino aprendizagem com qualidade.
Fonte: Orientações para os primeiros dias letivos 2013, pg. 52
Para ler o documento com orientações referente à disciplina de Filosofia, acesse link abaixo
Veja orientações para planejamento escolar e volta às aulas
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DOCUMENTO 2
Orientações para o Planejamento Escolar de 2013
FILOSOFIA
A
Filosofia voltou a compor a grade curricular como disciplina obrigatória,
depois de décadas de afastamento e, mesmo depois de quase uma dezena de anos de
retorno ao currículo, ainda pode ser vista como “novidade” pelas novas gerações
de gestores, professores, pais de alunos e discentes. Pela sua “novidade”, ela
ainda suscita perguntas, tais como: “O que é filosofia?” “Qual a função do
ensino de filosofia nos atuais formatos curriculares?” “Como essa disciplina
acrescentará ou mudará o cotidiano?” Em outros termos, “Para que Filosofia?”.
Tais indagações permitem ao professor da disciplina trazer para os alunos a
importância da Filosofia como experiência formativa que se processa a partir do
exercício reflexivo, na elaboração de perguntas, conceitos e da crítica
elaboradas pela tradição filosófica.
As
indagações sobre a Filosofia podem, ainda, ser apropriadas como um tipo de
sondagem que permitirá ao docente mapear conceitos e juízos de valores, a
construção argumentativa, e as dificuldades presentes nos argumentos a fim de
aprimorar o universo discursivo, ao mesmo tempo em que promove a consciência
crítica dos alunos acerca dos valores e das concepções de mundo.
Ou
seja, as perguntas e as dúvidas acerca da Filosofia podem ser utilizadas como
um diagnóstico que fundamente um plano de ensino, que contemple a realidade da
escola, das diferentes séries e salas de aula, e dialogue com o Currículo Oficial de Filosofia do Estado de São Paulo.
Nesse
contexto, o objetivo do planejamento é apoiar as práticas docentes, bem como as
novas estratégias e métodos de ensino e formas de avaliações. Tais
procedimentos contribuirão para: a) desenvolver, ampliar e sofisticar os saberes
discentes; b) analisar e apresentar possíveis soluções para situações
problemas, as quais os alunos são conduzidos a exercerem seu raciocínio lógico,
reelaborar conceitos e argumentos, etc.
No
planejamento, o professor poderá propor reflexões que permitem aos alunos compreender
melhor a história da tradição filosófica, as relações histórico-sociais,
filosófico culturais, com o objetivo de promover um entendimento mais elaborado
sobre o caráter formativo da Filosofia e suas relações com o exercício da
democracia, participação política e desenvolvimento do senso crítico.
Fonte: Orientações para o Planejamento Escolar de 2013, pg. 74 e 75
Para ler o documento com orientações referente à disciplina de Filosofia, acesse link abaixo
Orientações para o Planejamento Escolar de 2013 - Filosofia, pg. 74 a 80.
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CALENDÁRIO ESCOLAR 2013
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