UMA IMAGEM VALE POR MIL PALAVRAS?
(Observe as imagens abaixo)
imagem 1
(Logo abaixo há um texto de Boris Kossoy que pode auxiliar na reflexão sobre o poder da imagem)
A Imagem fotográfica e a história
Qualquer que seja o tema representado numa fotografia é a lembrança que ela traz de uma época desaparecida o aspecto simbólico sempre recorrente. É a fotografia, dentre as demais fontes de informação histórica não convencionais, uma das que têm atraído o interesse de um número maior de pesquisadores; um eficaz instrumento de descoberta e análise dos cenários e fatos do passado.
No trabalho histórico a imagem não vale por mil palavras. A gênese e a história dos documentos fotográficos, assim como os fragmentos do mundo visível passado que esses mesmos documentos preservam congelados, requerem, para sua devida compreensão, uma ampla gama de informações advindas de diferentes áreas do conhecimento. LEIA MAIS
ANÁLISE ICONOGRÁFICA E INTERPRETAÇÃO ICONOLÓGICA
(página 21)
LEITURA DE IMAGEM E A DIMENSÃO EXPRESSIVA
(na página 16 há uma grade de interpretação que você poderá utilizar na sala de aula)
No II Encontro presencial com os cursistas do REDEFOR, de Ciências Humanas, realizado no dia 31 de março de 2012, na EE Batista Renzi, o tema de estudo foi a linguagem fotográfica.
Para favorecer uma abordagem dialógica (OUVIR - DIALOGAR - LER - REFLETIR E ESCREVER) a equipe da REDEFOR indicou como referência os "autores" abaixo para análise da linguagem fotográfica:
"A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmera para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las."
Ivan Lima
A história por trás da foto: Diego do Violino.
Descubra por que ele está chorando
No site Apoio à Implementação do Currículo há um roteiro, destinado à discussão com os professores da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, assim como os de Língua Portuguesa e de Arte, que introduz o debate sobre a importância da análise iconográfica em sala de aula. Buscando ampliar as possibilidades de trabalho com diferentes tipos de linguagem documental. Além disso, enfatiza como a contextualização é uma etapa essencial no processo de análise de imagens.
Para acessar a apresentação do Roteiro, siga as instruções abaixo:
Consultar roteiro: A análise iconográfica em sala
Login e Senha = ESC – (CIE da escola onde atua)
Login = ESC - __ __ __ __ __ __
Senha = ESC - __ __ __ __ __ __
Veja mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário