sexta-feira, 20 de abril de 2012

As aulas de Filosofia e a promoção da dignidade humana

wellingtacarla.wordpress.com


ABORDAGEM METODOLÓGICA

O primeiro conceito filosófico para se trabalhar em sala de aula é a vida das pessoas que ali estão – do professor e do aluno. Precisamos chegar à história da Filosofia a partir de questões presentes, não o inverso como é de hábito acontecer. Assim, nossos adolescentes podem chegar a uma melhor compreensão dos problemas apresentados pela vida. Sem isso, nenhum filósofo terá sentido para eles.

É claro que, para trabalhar essa questão, temos de recorrer aos acontecimentos e às estratégias sugeridas pelos filósofos, encontrados na história da Filosofia e que devem ser utilizados para desenvolver o pensamento crítico, indispensável à promoção da dignidade humana. Que sentido pode ter Karl Marx para quem não associa as ideias desse autor ao seu cansaço e ao de seus pais? Que sentido pode ter Hannah Arendt se não a associamos às violências que caracterizam – e comprometem – a condição humana? Que sentido tem John Locke quando dissociamos da corrupção que nos agride todos os dias?

Para favorecer essa produção de sentidos, propõe-se uma abordagem dialógica: ouvir os alunos e ser ouvido por eles; dialogar a partir do que se ouve na sala de aula e se lê nos textos filosóficos; ler com os alunos e promover ou provocar a leitura investigativa; refletir e fazer com que os alunos coloquem suas vidas em meio à discussão filosófica; finalmente escrever, como forma de expressão dessa reflexão.
                   Fonte: Orientações da Coordenação Técnica da CENP - Filosofia 




Sobre a metodologia de ensino-aprendizagem dos conteúdos básicos em Filosofia (Página 116 do documento)






Educação por competências no ensino básico - Nilson Machado
www.youtube.com




Educação por competências - Nilson Machado

www.youtube.com

                                  

O QUE É O CONHECIMENTO?

A AVALIAÇÃO


"Se avaliar é difícil nos contextos das disciplinas historicamente presentes no currículo escolar, quanto se trata de Filosofia, a questão da avaliação se apresenta como um grande nó que contribui para agravar ainda mais a problemática relativa à construção da identidade, papel e lugar a ser ocupado por essa disciplina junto aos currículos escolares."( Marinês Barbosa de Oliveira)




didaticasgeograficas.wordpress.com



A AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO 



AVALIAÇÃO E PROGRESSÃO CONTINUADA 





Avaliação de Aprendizagem 
www.youtube.com





Avaliação de Aprendizagem - Cipriano Luckesi
www.youtube.com




Avaliação de Aprendizagem - Cipriano Luckesi
www.youtube.com






Celso Antunes - Avaliação
www.youtube.com



Quem não cola não sai da escola?





Chico Buarque - Gente Humilde
www.youtube.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...