wellingtacarla.wordpress.com
ABORDAGEM METODOLÓGICA
O
primeiro conceito filosófico para se trabalhar em sala de aula é a vida das
pessoas que ali estão – do professor e do aluno. Precisamos chegar à história
da Filosofia a partir de questões presentes, não o inverso como é de hábito
acontecer. Assim, nossos adolescentes podem chegar a uma melhor compreensão dos
problemas apresentados pela vida. Sem isso, nenhum filósofo terá sentido para
eles.
É
claro que, para trabalhar essa questão, temos de recorrer aos acontecimentos e
às estratégias sugeridas pelos filósofos, encontrados na história da Filosofia
e que devem ser utilizados para desenvolver o pensamento crítico, indispensável
à promoção da dignidade humana. Que sentido pode ter Karl Marx para quem não
associa as ideias desse autor ao seu cansaço e ao de seus pais? Que sentido
pode ter Hannah Arendt se não a associamos às violências que caracterizam – e comprometem
– a condição humana? Que sentido tem John Locke quando dissociamos da corrupção
que nos agride todos os dias?
Para
favorecer essa produção de sentidos, propõe-se uma abordagem dialógica: ouvir
os alunos e ser ouvido por eles; dialogar a partir do que se ouve na
sala de aula e se lê nos textos filosóficos; ler com os alunos e
promover ou provocar a leitura investigativa; refletir e fazer com que
os alunos coloquem suas vidas em meio à discussão filosófica; finalmente escrever,
como forma de expressão dessa reflexão.
Fonte:
Orientações da Coordenação Técnica da CENP - Filosofia
Sobre a metodologia de ensino-aprendizagem dos conteúdos básicos em Filosofia (Página 116 do documento)
Educação por competências no ensino básico - Nilson Machado
www.youtube.com
A AVALIAÇÃO
"Se avaliar é difícil nos contextos das disciplinas historicamente presentes no currículo escolar, quanto se trata de Filosofia, a questão da avaliação se apresenta como um grande nó que contribui para agravar ainda mais a problemática relativa à construção da identidade, papel e lugar a ser ocupado por essa disciplina junto aos currículos escolares."( Marinês Barbosa de Oliveira)
didaticasgeograficas.wordpress.com
A AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
AVALIAÇÃO E PROGRESSÃO CONTINUADA
Avaliação de Aprendizagem
www.youtube.com
Avaliação de Aprendizagem - Cipriano Luckesi
www.youtube.com
Avaliação de Aprendizagem - Cipriano Luckesi
www.youtube.com
Celso Antunes - Avaliação
www.youtube.com
AVALIAÇÃO E PROGRESSÃO CONTINUADA
www.youtube.com
www.youtube.com
www.youtube.com
Celso Antunes - Avaliação
www.youtube.com
Quem não cola não sai da escola?
Chico Buarque - Gente Humilde
www.youtube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário