domingo, 8 de julho de 2018

FILOSOFIA PRA QUÊ?




“ Fazer Filosofia é estar a caminho ; as perguntas em Filosofia são mais Essenciais que as respostas , e a cada resposta transforma-se em uma nova pergunta .
Há , então , na pesquisa Filosófica uma HUMILDADE Autentica que se opõe ao ORGULHOSO Dogmatismo do Fanático: O Fanático esta certo de possuir a verdade . Assim sendo , ele não tem mais necessidade de PESQUISAR e Sucumbe à tentação de impor sua Verdade a Outrem . Acreditando estar com a Verdade , ele não tem mais o Cuidado de se tornar Verdadeiro ; a Verdade é seu Bem , sua Propriedade , enquanto que , para o Filosofo , é uma Exigência. No caso do Fanático , a busca da Verdade Degradou-se na Ilusão da Posse de uma Certeza . Ele se acredita o Proprietário da Certeza , ao Passo que o FILÓSOFO Esforça-se para ser Peregrino da Verdade .
A Humildade Filosófica consiste em dizer que Verdade não Pertence mais a Mim que a Ti , mas que ela Está Diante de NÓS . Assim , a Consciência Filosófica não é uma Consciência Feliz, Satisfeita com a Posse de um Saber Absoluto , nem uma Consciência Infeliz ,presa nas torturas de um Ceticismo Irremediável. Ela é uma Consciência Inquieta , Insatisfeita com o que Possui, mas à procura de uma Verdade para qual se Sente Talhada...”

( Huisman & Vergez , 1996) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...