Março de 2016
ORIENTAÇÃO TÉCNICA FILOSOFIA
Setembro 2015
Vídeo
Fotos
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
JUNHO 2014
(o repasse na escola será realizado pelo professor que compareceu na orientação técnica)
LÓGICA CURRÍCULO DE FILOSOFIA
2013
ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA OS PROFESSORES DE FILOSOFIA
"Pensar não é uma atitude contemplativa, é um ofício austero, longo e rigoroso, é o que torna o ser Humano."
Hannah Arendt
Descrição: Considerando que a Filosofia no Ensino Médio deve ser entendida como uma disciplina que visa ampliar o significado e os objetivos sociais e culturais da educação, torna-se necessário uma reflexão de como estão organizadas as Situações de Aprendizagem nos Cadernos do São Paulo faz Escola, referente à Filosofia.
Público Alvo: Professores de Filosofia com aulas atribuídas em 2013, sendo 01 representante (convocação) por unidade escolar. De preferência, o professor que não acumula.
Data prevista
31/10/2013 – professores de Ferraz de Vasconcelos
01/11/2013 – professores de Suzano
Horário: 9h às 15h
Professor, acesse o link abaixo e faça o cadastro para a Orientação Técnica de Filosofia
SABERES DA DISCIPLINA
A Condição Humana e a Banalidade do Mal
Hannah Arendt
armonte.wordpress.com
O Julgamento de Adolf Eichmann
www.revistaliberdades.org.br
"Ao que parece, o pensamento construído por Arendt não resulta de um conflito de consciência, ou de um dever moral, mas de uma questão existencial. O que a filósofa queria deixar claro era que, para ela, Eichmann, assim como todos os homens e mulheres afetados diretamente ou indiretamente pelo nazismo, tinham perdido o dom mais precioso de suas vidas: a humanidade. Pensar não é uma atitude contemplativa, “é um ofício austero, longo e rigoroso”, é o que torna o ser Humano."
Fonte: www.revistadehistoria.com.br
(...) Sebastian Haffner, estudante de direito na Alemanha em 1930, escreveu na época um livro – Defying Hitler: a memoir – manuscrito abandonado, resgatado recentemente por seu filho que o publicou com este título.3 O livro mostra como um estudante de família simples vai aderindo ao partido nazista, simplesmente por influência dos amigos, da mídia, do contexto, repetindo com as massas as mensagens. Na resenha do livro que fiz em 2002, escrevi que o que deve assustar no totalitarismo, no fanatismo ideológico, não é o torturador doentio, é como pessoas normais são puxadas para dentro de uma dinâmica social patológica, vendo-a como um caminho normal. Na Alemanha da época, 50% dos médicos aderiram ao partido nazista.
O próximo fanatismo político não usará bigode nem bota, nem gritará Heil como os idiotas dos “skinheads”. Usará terno, gravata e multimídia. E seguramente procurará impor o totalitarismo, mas em nome da democracia, ou até dos direitos humanos.
SABERES PEDAGÓGICOS
"É preciso considerar que a atividade profissional de todo professor possui uma natureza pedagógica, isto é, vincula-se a objetivos educativos de formação humana e a processos metodológicos e organizacionais de transmissão e apropriação de saberes e modos de ação. (...) Por isso, para ensinar, o professor necessita de conhecimentos e práticas que ultrapassem o campo de sua especificidade."
Bittencourt, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3ª edição - São Paulo: Cortez , 2009. pg.18
O DESAFIO DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
MODALIDADES ORGANIZATIVAS (Projetos, Atividades Permanentes, Atividades Independentes e Sequências de Atividades)
www.youtube.com
A Dirigente Regional de Ensino convoca os professores de Filosofia e Sociologia para Orientação Técnica de Ciências Humanas, nos termos do artigo 8º, da Resolução SE 58/2011, alterada pela Res.43/2012 e pela Resolução SEE 61/2012.
Ferraz de Vasconcelos
Data: 31 de outubro de 2013
Horário: 9h às 15h
Local: EE José Eduardo Vieira Raduan
Endereço: Rua Josefina F. Caucilla, nº 250 – Vila Jamil – Ferraz de Vasconcelos.
Suzano
Data: 01 de Novembro de 2013
Horário: 9h às 15h
Local: EE Zeikichi Fukuoka
Endereço: Rua Caramuru, 111 – Cidade Edson, Suzano
Clique nas palavras abaixo e leia texto referente as atividades desenvolvidas na reunião
(distinção entre a vida biológica e a vida política, pela resposta observar as três dimensões da vida ativa: Labor (NECESSIDADE), Trabalho (UTILIDADE) e Ação (POLÍTICA))
(Reflexão sobre Condição Humana e a Banalidade do Mal)
"Para Arendt, a vitória do animal laborans revela a impotência política do homem moderno."
Adriano Correia
Vídeos utilizados na Orientação Técnica
Comida - Titãs
www.youtube.com
"Manifesto Humanista" de Arnaldo Antunes foi utilizado na reunião com os professores de Ferraz de Vasconcelos
Saiba - Arnaldo Antunes
www.youtube.com
"Seu Zé" declamou O Homem Imaginário para os professores de Suzano
Nicanor Parra - El hombre imaginario
www.youtube.com
Fotos da reunião
Ferraz de Vasconcelos
Trabalho em grupos sobre Situações de Aprendizagem
Crédito da foto: Gelson Rocha
Trabalho em grupos sobre Situações de Aprendizagem de Filosofia
Crédito da foto: Gelson Rocha
Supervisora Iracema Mariano e o Grupo Verbalizador debatendo sobre a Condição Humana
Crédito da foto: Gelson Rocha
Grupos de verbalização e Grupo de observação e a banalidade do mal
Crédito da foto: Gelson Rocha
Grupos de verbalização e Grupo de observação e a banalidade do mal
Crédito da foto: Gelson Rocha
Trabalho em grupos sobre Situações de Aprendizagem de Filosofia
Crédito da foto: Gelson Rocha
PCNP Rogata direcionando trabalho do grupo
Crédito da foto: Gelson Rocha
Suzano
Início da reunião - hora da apresentação dos participantes
Crédito da foto: Gelson Rocha
Atividade de sensibilização do encontro
Crédito da foto: Gelson Rocha
Grupos de verbalização e Grupo de observação e a Condição Humana em Hannah Arendt
Crédito da foto: Gelson Rocha
Grupos de verbalização e Grupo de observação e o julgamento de Adolf Eichmann
Crédito da foto: Gelson Rocha
PCNP Rogata direcionando técnica GV/GO sobre a Condição Humana
Crédito da foto: Gelson Rocha
Grupo Verbalizador e o debate sobre a Condição Humana e a Banalidade do Mal
Crédito da foto: Gelson Rocha
Referências
SÃO PAULO. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010;
SÃO PAULO. Caderno do Professor: Filosofia, Ensino Médio – 2ª série, Volume 4 – Sâo Paulo: SEE, 2009;
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 6ª Edição – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993;
Videoconferência Filosofia: Experiência e Linguagem. Disponível no site: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Videoteca/tabid/179/language/pt-BR/Default.aspx, 2012;
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências Humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006;
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do Gestor: gestão do currículo na escola / Secretaria da Educação; coordenação, Maria Inês Fini; elaboração, Lino de Macedo, Maria Eliza Fini, Zuleika de Felice Murrie. - São Paulo : SEE, 2008.
Agradecimentos
- Aos gestores das escolas José Eduardo Vieira Raduan e Zeikichi Fukuoka;
- As funcionárias que gentilmente prepararam o café para reunião;
- Ao Grêmio Estudantil da EE José Eduardo Vieira Raduan, pela ajuda na hora de ligar os equipamentos;
- Professor Vandei - "Seu Zé", que declamou uma poesia para os professores de Suzano; e
- Aos professores que brilhantemente se debruçaram na reflexão sobre a Condição Humana.
Obs: O material utilizado na Orientação Técnica será enviado para o e-mail dos professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário