segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Diretor faz diferença


O Ministério da Educação abre aqui neste espaço uma Consulta Pública para a criação de um programa de valorização de diretores de escolas públicas de educação básica municipais, estaduais e federais de todo país.

O objetivo é que alunos, pais, professores, gestores, comunidade escolar, academia, estudiosos e sociedade em geral possam apresentar suas experiências sobre o trabalho de diretores escolares e fazer propostas, sugestões e comentários.

Esta consulta ficará aberta até dia 02/03/2015. Imediatamente após o término do prazo, todas as sugestões serão sistematizadas, analisadas e servirão de base para um debate público sobre a criação do programa.





sábado, 21 de fevereiro de 2015

Formação de professores


Cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

De 20 de janeiro a 13 de março, professores da rede pública podem pleitear uma vaga em um dos cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o Parfor.

Este programa foi implementado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, do MEC, com o objetivo de oferecer aos professores em exercício da rede pública de educação básica, formação superior em cursos gratuitos, na disciplina em
que atuam em sala de aula. O Parfor foi criado para que os professores em exercício da Educação Básica tenham acesso à formação superior exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Os professores devem se cadastrar e realizar a sua pré-inscrição na Plataforma Freire, clicando aqui. (http://freire.capes.gov.br/) É preciso estar cadastrado no Educacenso de 2014, na função Docente ou Tradutor Intérprete de LIBRAS na rede pública de Educação Básica, e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria da Educação.

O candidato pode acompanhar o calendário de atividades de 2015 do programa, além de obter mais informações, aqui.http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor



sábado, 14 de fevereiro de 2015

II Curso de Especialização em Estudos Clássicos



O Núcleo de Estudos Clássicos da UnB, em colaboração com a Cátedra UNESCO Archai oferecerá o II Curso de Especialização em Estudos Clássicos que terá sua realização prevista para os dias 06 de Abril a 30 de julho. O curso será oferecido na modalidade EAD. 

O objetivo do curso de especialização é atingir uma perspectiva abrangente de reconhecimento das dinâmicas de continuidade ou ruptura de tópicos da tradição clássica, enquanto traço significativo de uma identidade e de um imaginário ocidental. MAIS 








segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O Andarilho - Friedrich W. Nietzsche





Quem alcançou em alguma medida a liberdade da razão, não pode se sentir mais que um andarilho sobre a Terra — e não um viajante que se dirige a uma meta final: pois esta não existe. Mas ele observará e terá olhos abertos para tudo quanto realmente sucede no mundo; por isso não pode atrelar o coração com muita firmeza a nada em particular; nele deve existir algo de errante, que tenha alegria na mudança e na passagem. Sem dúvida esse homem conhecerá noites ruins, em que estará cansado e encontrará fechado o portão da cidade que lhe deveria oferecer repouso; além disso, talvez o deserto, como no Oriente, chegue até o portão, animais de rapina uivem ao longe e também perto, um vento forte se levante, bandidos lhe roubem os animais de carga. Sentirá então cair a noite terrível, como um segundo deserto sobre o deserto, e o seu coração se cansará de andar. Quando surgir então para ele o sol matinal, ardente como uma divindade da ira, quando para ele se abrir a cidade, verá talvez, nos rostos que nela vivem, ainda mais deserto, sujeira, ilusão, insegurança do que no outro lado do portão — e o dia será quase pior do que a noite. Isso bem pode acontecer ao andarilho; mas depois virão, como recompensa, as venturosas manhãs de outras paragens e outros dias, quando já no alvorecer verá, na neblina dos montes, os bandos de musas passarem dançando ao seu lado, quando mais tarde, no equilíbrio de sua alma matutina, em quieto passeio entre as árvores, das copas e das folhagens lhe cairão somente coisas boas e claras, presentes daqueles espíritos livres que estão em casa na montanha, na floresta, na solidão, e que, como ele, em sua maneira ora feliz ora meditativa, são andarilhos e filósofos. Nascidos dos mistérios da alvorada, eles ponderam como é possível que o dia, entre o décimo e o décimo segundo toque do sino, tenha um semblante assim puro, assim tão luminoso, tão sereno-transfigurado: — eles buscam a filosofia da manhã.

— Friedrich Wilhelm Nietzsche, in Humano, Demasiado Humano​.


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Solicitação do uso de nome social


As aulas na rede estadual de ensino começam na próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro, e já no início do ano letivo alunos e professores travestis e transexuais têm direito a utilizar o nome social em sua escola. A ação faz parte da política de inclusão e respeito à diversidade da Educação e os interessados na alteração já podem fazer o pedido de mudança.

O projeto de adoção do nome social foi instituído no ano passado e prevê a inclusão do prenome em listas de chamada e diários de classe. LEIA MAIS.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...