No
senso comum, a filosofia é uma
disciplina que não contribui em nada
para a formação dos seres humanos, e aqueles que dela se apropriam, entram em
estado de devaneios, fora do “real”. Essas leituras se fazem presentes, uma vez
que, os próprios alunos elaboram indagações, a saber: O que é filosofia? Qual a
função do ensino de filosofia nos atuais
formatos curriculares? Como o professor
de filosofia vê sua presença na sala de aula? Entre outras. Posto estas, a
postura da disciplina filosofia é propor reflexões que permitam compreender
melhor as relações histórico-sociais, filosófica culturais, como também o exercitar
a democracia, denúncia social, a participação
política, desenvolvimento do senso crítico, entre outras, com a finalidade de
inserir o estudante no universo subjetivo (este resultado da construção social)
das representações simbólicas e paralelamente, a leitura, interpretação e
reflexão sobre as perspectivas de pertencimento
e de responsabilidade por si mesmo
e pelos outros, como também pela natureza.
DOCUMENTOS
4. Apresentação dos Cadernos de Filosofia
Para acessar a apresentação dos Cadernos de Filosofia, siga as instruções abaixo:
Para acessar a apresentação dos Cadernos de Filosofia, siga as instruções abaixo:
Login e Senha = ESC – (CIE da escola
onde atua)
Login = ESC - __ __ __
__ __ __
Senha = ESC - __ __ __ __ __ __
5. Temas Transversais
6. Inclusão obrigatória das disciplinas de Filosofia e Sociologia no currículo do Ensino Médio
7. Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio
8. TIC na Educação
9. Avaliação na Progressão Continuada
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário