quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O TEMPO



(...) Compositor de destinos
Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo..

                                                                              Caetano Veloso   



INVENÇÃO DO CONTEMPORÂNEO - TEMPO SAGRADO TEMPO PROFANO

www.youtube.com




O Tempo de Drummond

revistadehistoria.com.br


"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
                    
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez,
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui para diante vai ser diferente".
Carlos Drummond de Andrade




Devagar, o tempo transforma tudo em tempo...

www.youtube.com




Durante entrevista para revista Emoção & Inteligência o escritor moçambicano Mia Couto fala de sua convivência com os grupos étnicos africanos que ainda vivem na tradição da oralidade. Segundo ele, entre estes grupos não existe uma palavra para expressar futuro, aliás, eles não enxergam o tempo de forma linear, mas sim circular. Isto é, para eles o momento presente é o único que conta. É como Mia Couto explica: Evidentemente, existe a ideia de futuro, mas ele não pode ser nomeado, não pode ser visitado por ninguém. Antecipar-se ao porvir representa uma transgressão. Por exemplo, uma mulher grávida não leva o enxoval para o hospital quando vai dar à luz, porque o bebê ainda não nasceu. Antecipar-se seria confrontar os deuses, que são responsáveis pela guarda do território futuro. 
Fonte: Revista Emoção & Inteligência




O Tempo do Seu Zé 


Hoje eu amanheci mais velho, ontem eu não era assim, apesar do espelho me alertar a tempos. Não me encontro no que vejo.
Não me enxergava no espelho, não via as marcas do tempo, o que via era uma máscara sobreposta no meu rosto, em cima de minhas marcas, minhas feridas, minha vida.
Tenho pressa, não para correr e sim para parar, para viver, não posso com o tempo, sinto seu peso nos meus ombros, nas minhas costas, em minhas mãos longas e ásperas.
Carrego em mim tudo, todos, só não me suporto, mas me acho leve, insuportavelmente leve, com todo esse tempo estampado na cara, com a sensação de ter o que tenho e ser o que nego.
Quero que o tempo pare, me eternize, aprisione minha beleza ambígua, como um louco Dorian Gray.
Não vejo que o espelho grita minhas marcas, não vejo que o tempo não para.
Hoje eu amanheci assim, não sou o mesmo de ontem, não me sinto o mesmo de hoje, eu sou aquele que me projeto a ser, sem tempo, sem idade, apenas um eu em busca.
Uma busca acelerada do agora, com medo desse tempo que tanto passou, o espelho me assusta, porque hoje eu amanheci assim. 

Seu Zé





Rita Ribeiro - Oração ao tempo

www.youtube.com


Tempo da Escola
x
Tempo do Aluno 

(...) É fundamental ao professor o respeito ao ritmo de aprendizagem de cada aluno, sendo extremamente necessário buscar estratégias que venham melhorar o desempenho daqueles que apresentam evolução mais lenta.
Ao trabalhar com uma turma composta por alunos que possuem diferentes ritmos de aprendizagem, professores que passaram por essa vivência tiveram resultados positivos a partir do instante que começaram a aplicar diversas atividades, de conteúdos diferentes ou iguais, na mesma turma, respeitando o tempo de cada criança.


Vanessa da Mata -- Pirraça (faixa bônus) -- Vídeo oficial

www.youtube.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...