sábado, 11 de maio de 2013

CAFÉ FILOSÓFICO - EDUCAÇÃO

"A escola não é um problema da escola 
é um problema da cidade." 


A escola fragmentada, dividida em disciplinas e grades curriculares, e distante da vida dos professores e alunos, se deparar, a cada dia, com um mundo que faz perguntas cada vez mais globais e urgentes, como a necessidade de considerar o todo, o planeta, a cidade. Quais os desafios da educação no mundo contemporâneo?
Fonte: www.youtube.com


Educação com Viviane Mosé - Café Filosófico

www.youtube.com 




Corrente do Bem

www.youtube.om




A minha glória literária 
Rubem Braga 


(...) Foi logo depois das férias de junho que o professor passou nova composição: Amanhecer na Fazenda.

Ora, eu tinha passado uns quinze dias na Boa Esperança, fazenda de meu tio Cristóvão, e estava muito bem informado sobre os amanheceres da mesma. Peguei da pena e fui contando com a maior facilidade. Passarinhos, galinhas, patos, uma negra jogando milho para as galinhas e os patos, um menino tirando leite da vaca, vaca mugindo... e, no fim, achei que ficava bonito, para fazer pendant com essa vaca mugindo (assim como "consoladora como a esperança" combinara com "ardente como o desejo"), um "burro zurrando". Depois fiz parágrafo, e repeti o mesmo zurro com um advérbio de modo, para fecho de ouro: "Um burro zurrando escandalosamente."

Foi minha desgraça. O professor disse que daquela vez o senhor Braga o havia decepcionado, não tinha levado a sério seu dever e não merecia uma nota maior do que 5; e para mostrar como era ruim minha composição leu aquele final: "um burro zurrando escandalosamente".

Foi uma gargalhada geral dos alunos, uma gargalhada que era uma grande vaia cruel. Sorri amarelo. Minha glória literária fora por água abaixo.

Do livro Ai de Ti Copacabana, Ed. Record, São Paulo: 1996.




www.recantodasletras.com.br




Another Brick In The Wall 


We don't need no education

We don't need no thought control

No dark sarcasm in the classroom

Teachers leave us kids alone

Hey! Teachers! Leave us kids alone!

All in all it's just another brick in the wall.

All in all you're just another brick in the wall.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...