O interesse de Michel Foucault pelo tema da parrhesía na cultura antiga
A técnica do “falar francamente” obedecia a princípios bem definidos, como a coragem, o risco e a liberdade de dizer ao discípulo, ao amigo, ao soberano, a verdade, sem quaisquer rodeios ou ornamentos discursivos. Essa problematização integra os últimos estudos do filósofo, entre os anos de 1982-1984, dedicados a trabalhar a ética, as estéticas da existência e o cuidado de si no mundo greco-romano. Ela também se insere nas suas reflexões sobre uma “ontologia histórica de nós mesmos”, a partir de uma crítica histórica que tem por objetivo libertar e ultrapassar as condições existentes da atualidade. Esta problemática possibilita a Foucault propor, através da figura do “intelectual específico”, uma nova relação entre a verdade, a política e a produção do conhecimento. Clique AQUI para assistir a vídeo aula da Unicamp.
Fonte: www.unicamp.br
Michel Foucault 1926- 1984
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Videoconferência
O Ato de Educar: Implicações no Cotidiano Escolar
No dia 27 de agosto foi realizada a videoconferência “O Ato de Educar: Implicações no Cotidiano Escolar”, que foi proferida pelo professor doutor Julio Groppa Aquino, da Faculdade de Educação da USP, e teve como objetivo o desenvolvimento de um trabalho sistemático com todos os envolvidos no processo de formação, com a finalidade de discutir a gestão em seus aspectos teóricos, fundamentos legais e práticas de gestão. Na videoconferência Julio Groppa aborda o conceito de parrhesía
Para assistir a videoconferência acesse o link abaixo e escreva o nome na barra de busca do site da Rede do Saber
Diógenes de Sínope (413 - 323 a.C.)
Diógenes de Sínope em seu barril
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