domingo, 31 de março de 2013

Divulgando 16- Revista Princípios



Este artigo mostra os desdobramentos das reflexões de Jacques Rancière em torno da relação entre política e estética no domínio específico da imagem. Trata-se de mostrar em que sentido as imagens se articulam politicamente em sua circulação social. LEIA MAIS




O presente artigo visa refletir sobre o pensamento de Hannah Arendt à luz do par conceitual necessidade-liberdade. Esse caminho é produtivo, pois dá conta tanto da obra mais conhecida e reconhecida da autora quanto das suas reflexões anteriores à Origens do Totalitarismo, que se dirigiam, na sua maioria, à comunidade dos Judeus e tinham a questão judaica como ponto central. As meditações arendtianas sobre o judaísmo, consideradas no presente artigo, foram publicadas em duas coletâneas na França: La tradition Cachée (1987) e Auschwitz et Jérusalem (1991). O artigo gravita em torno da defesa arendtiana sobre a inerência entre política e liberdade e sua substituição pela compreensão da política como submetida à esfera da necessidade. LEIA MAIS



O conceito de multidão teve um sucesso inquestionável no pensamento político atual. Com ele foi possível nomear o sujeito de certos movimentos sociais críticos opostos ao neoliberalismo capitalista dominante que, até então, carecia de outra designação que não fosse a de “massa”. Contudo, a precisão desses autores na caraterização desse fenômeno não impediu que fosse submetido a um severo teste sobre o seu potencial crítico e emancipador, nomeadamente a partir das fileiras da filosofia francesa. LEIA MAIS

Fonte: www.principios.cchla.ufrn.br



www.principios.cchla.ufrn.br





Divulgando 15 - Site, Blog e Revistas de Filosofia


SITE

www.filosofia.com.br



REVISTAS


asmelhoresrevistas.com.br



SITE

www.cpflcultura.com.br



BLOG

profmanoelito.blogspot.com.br




Entender é Limitado | Clarice Lispector
www.youtube.com



"Eu sinto que sou muito mais completa quando não entendo"
Clarice Lispector 


"Acredito que os filósofos voam como as águias e não como pássaros pretos. É bem verdade que as águias, por serem raras, oferecem pouca chance de serem vistas e muito menos de serem ouvidas, e os pássaros pretos, que voam em bando, param em todos os cantos enchendo o céu de gritos e rumores, tirando o sossego do mundo."
Galileu Galilei





sexta-feira, 22 de março de 2013

REUNIÃO DA APROFFESP - Parte 2



Relato da professora Viviane Souza Fernandes sobre encontro realizado com o grupo de Filosofia de Mogi das Cruzes em 21 de março de 2013. 

A análise principal foi sobre a conjuntura educacional, alguns professores aproveitaram para trazer para discussão problemas quanto à gestão escolar da unidade a que concerne o seu respectivo exercício. 

A abordagem do material do Aproffesp é claramente partidária, de extrema esquerda... tenho vários pontos de discordância dessa perspectiva, porém, o encaminhamento da leitura e da discussão teve total flexibilização e abertura para analisarmos de forma política (como essencialmente deve ser a ação de qualquer educador), mas, de forma apartidária. 

Uma temática que engendrou um bom momento de trocas de ideias, foi sobre a questão da diversidade cultural, de gêneros e construções sociais ao que compete uma "naturalização" dos mesmos... a abordagem foi desencadeada com um texto/critíca do psicanálista Contardo Galligaris (Folha) sobre o pronunciamento racista e homofóbico do presidente da CDHM Marco Feliciano, contudo, como pensar práticas antirracista e anti-homofóbicas no cotidiano escolar, em suma, como pensar práticas que contrapõem o "preconceito" de forma mais ampla. 

No final, houve uma plenária com objetivo de eleger um grupo de discussão aqui na região de Suzano.


Professora Viviane Souza Fernandes 
EE Carlos Molteni 



aproffesp.blogspot.com.br




EM BREVE AQUI NO BLOG 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA DA REGIÃO 

Obs: Dois professores de Suzano participaram do encontro realizado em Mogi das Cruzes, a professora Viviane Fernandes e o professor Edgar da Silva Oliveira, da escola Anis Fadul. 


Veja também:

sábado, 16 de março de 2013

OLIMPÍADAS DE FILOSOFIA DO ESTADO DE SÃO PAULO


Etapas


Etapa 1. Atividades nas Escolas.

Nesta primeira fase, a ser realizada nas escolas, cada professor de Filosofia interessado propõe atividades didáticas, a partir do tema geral do evento (Qual é o custo social do progresso?), e as desenvolve com seus alunos. O formato dessas atividades é livre (podendo incluir atividades dialógicas em forma de Comunidade de Investigação, oficina, teatro, poesia, desenho, entre outras). A única exigência é que a investigação e a reflexão filosóficas norteiem as diferentes propostas. Caberá ainda ao professor-coordenador dessa fase de atividades selecionar os alunos que participarão das Olimpíadas e, caso seja de seu interesse, contribuir com sugestões de textos e atividades, enviando material para a Coordenação da II Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo, a qual disponibilizará virtualmente todo o material encaminhado pelos professores.

Etapa 2. Atividades na Olimpíada.

Esta segunda e última fase consiste na apresentação e divulgação das Atividades nas Escolas.
As atividades olímpicas serão promovidas e organizadas pela Coordenação da II Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo e consistirão em:

a) Exposição e/ou apresentação de trabalhos artístico-filosóficos.

1. Espaço de exposição fixa: cartazes, fotos, pinturas, desenhos, poesias, esculturas ficarão expostas em um espaço destinado a esta modalidade e um tempo da programação será destinado à visita.

2. Apresentação de trabalhos artísticos: música, peças teatrais, dança e jograis serão apresentados.

3. Mostra de audiovisual: apresentação de vídeos.

Os trabalhos selecionados para apresentação deverão estimular o diálogo filosófico que será realizado na modalidade Debates.

b) Debates.

1. As escolas poderão enviar, até o dia 30 de Agosto, um texto argumentativo (de até 2 páginas digitadas) sobre o tema geral das Olimpíadas, redigido pelos alunos. Os textos serão utilizados para o debate e publicados em formato digital.

2. Realização, durante o evento, de diálogo filosófico em forma de Comunidade de Investigação, com base no tema geral da Olimpíada e nos textos produzidos pelas escolas.

Observação: Cada escola poderá se inscrever somente com até três trabalhos artístico-filosóficos, com duração de, no máximo 5 minutos cada e encaminharum único texto para os Debates (os textos passarão por uma seleção prévia).




"Professores participem das Olimpíadas de Filosofia do Estado de São Paulo, nós aqui do Batista Renzi estamos nos organizando para participar."

Professor Vandei - 
EE Batista Renzi 





olimpiadadefilosofiasp.wordpress.com




I Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo (2011) 





sexta-feira, 15 de março de 2013

REUNIÃO DA APROFFESP - Parte 1


No dia 21 de março de 2013, haverá  uma reunião entre os professores que ministram aulas na disciplina Filosofia e os professores da APROFFESP (Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo). Os professores que participarem deste evento estará garantido o efetivo exercício.

Mais informações com os promotores do evento:

aproffesp.blogspot.com.br



Segue publicação no Diário Oficial


 52 – São Paulo, 123 (40) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 2 de março de 2013

Despacho do Secretário, de 1º-3-2013

Documento: 1909/0001/2012

Interessado: APROFFESP

Assunto: Afastamento

Diante os elementos de instrução que constam dos autos,e atendidas as disposições do artigo 69 da Lei nº 10.261/68,autorizo o afastamento dos Professores de Filosofia, para, no dia abaixo especificado, participarem das atividades promovidas pela Associação dos Professores da Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo:

21 de março de 2013

Pauta:
- Conjuntura Educacional e condições de trabalho;
- Perspectivas de uma nova proposta curricular de filosofia para o Estado de São Paulo;
- Relatos e fatos do cotidiano do professor de Filosofia;
- Temas Filosóficos específicos de interesse regional e geral, e - Organização dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo.




COMUNICADO DO NÚCLEO PEDAGÓGICO DA DER SUZANO

Em razão da necessidade de atender à convocação da Secretaria Estadual da Educação, não será possível a participação do PCNP dessa diretoria no Encontro de Filosofia no dia 21 de março de 2013. Ressaltamos que o Encontro será descentralizado, dependendo de local, recursos humanos e materiais, os quais não dispomos no momento. Lembramos ainda que na DER Suzano não há um PCNP da disciplina de Filosofia, há apenas PCNP representante, acumulando outras designações.


Núcleo Pedagógico




O QUE É FILOSOFIA?




Afinal, o que é filosofia? Eis aí um daqueles problemas difíceis, mesmo para quem se já dedica há algum tempo às investigações filosóficas. Responder tal questão, porém, é fundamental, especialmente para aqueles que irão exercer o magistério escolar. É muito natural que os estudantes do Ensino Médio se façam essa pergunta. Na verdade, muitos deles tendem a pensar que a filosofia é um mero palavreado qualquer, uma simples conversa vazia de sentido. Ao aluno preocupado com o vestibular, por sua vez, o estudo da matéria parece desnecessário e inútil, mais atrapalhando do que ajudando seu ingresso na faculdade. Sejamos honestos: quem de nós nunca ouviu por aí que o estudo filosófico é coisa de quem não bate muito bem da cabeça? Pois bem, se o professor de filosofia do Ensino Médio pretende realizar um bom trabalho, cabe a ele, antes de tudo, desfazer esses preconceitos. Sua primeira lição deve ser ensinar o que é filosofia. LEIA MAIS





A FILOSOFIA 

O que queremos dizer quando nos referimos à filosofia? Encontrar uma resposta para esta pergunta pode ser o maior o primeiro o maior problema quando nos comprometemos a estudar esta disciplina. Ao longo da extensa história do pensamento humano, já foram atribuídas a ela diversas definições, muitas delas, para seus autores, finais e completas. Essas diferentes teorias podem gerar confusão, o que de maneira alguma é algo ruim, pois pode significar o início de uma busca por esclarecimento, o que já é uma parte importante a ser desenvolvida no processo filosófico. LEIA MAIS



quarta-feira, 6 de março de 2013

DIA DO CONSUMIDOR

15 DE MARÇO 
DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR



Epicuro e a Felicidade

A Filosofia busca respostas para as questões práticas da vida humana. Muitos dos principais filósofos sempre estiveram preocupados com os problemas humanos básicos. Essa série, apresentada pelo escritor e filósofo Alain de Botton, aborda de maneira simples - e com enfoque no cotidiano - temas explorados pelos filósofos clássicos.

O programa Epicuro e a Felicidade discute a felicidade a partir do ponto de vista do filósofo grego Epicuro (341 a 271 a.C.) que defendia que o caminho para a felicidade deveria passar pela amizade, pela liberdade e pela reflexão.




FILOSOFIA Epicuro e a Felicidade 3 3
www.youtube.com




Herbert Marcuse



Será que precisamos de tudo que compramos?


Parte 1

Parte 2

Parte 3




"As sociedades industriais criam falsas necessidades, obrigando as pessoas a fazerem parte do sistema de produção e de consumo." (Herbert Marcuse)



O CONSUMISMO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 
ATIVIDADES DO LABORATÓRIO DA USP




Eduardo Galeano - El Derecho al Delirio (Legend)
www.youtube.com





Consultor fala do poder da propaganda sobre as crianças

www,youtube.com



(...) No planejamento, o professor poderá propor reflexões que permitem aos alunos compreender melhor a história da tradição filosófica, as relações histórico-sociais, filosófico culturais, com o objetivo de promover um entendimento mais elaborado sobre o caráter formativo da Filosofia e suas relações com o exercício da democracia, participação política, desenvolvimento do senso crítico (acerca da construção social, das representações simbólicas, das perspectivas de pertencimento e de responsabilidade por si mesmo e pelos outros, como também pela natureza). 

É neste âmbito que a figura do professor é indispensável, pois é o docente que proporciona uma formação diferenciada e significativa ao criar situações problematizadoras, introduzir novas informações e conhecimentos, dando e criando condições para que o estudante tome decisões, solucione problemas e sofistique sua compreensão da realidade. 

(...) Com a finalidade de conduzir o aluno a interrogar, questionar, debater, refletir e interpretar, o atual currículo apresenta conteúdos associados à habilidades.






terça-feira, 5 de março de 2013

Divulgando 14 - Cursos de Filosofia

www.palasathena.org.br

A Palas Athena promove, agencia e incuba programas e projetos nas áreas de Educação, Saúde, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Promoção Social, com a finalidade de aprimorar a convivência humana por meio da aproximação de culturas e articulação dos saberes.
Fundada em 1972, é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública por órgãos oficiais.
Não é subvencionada pelo governo, nem por instituições nacionais ou internacionais de quaisquer naturezas. Desenvolve, desde sua fundação, atividades e projetos diversos, sempre com recursos provindos da autogestão. 
LEIA MAIS ...


CURSOS 


Sincronicidade: Kairós, o tempoda oportunidade




Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar 


Cursos programados para o I semestre de 2013



www.philosletera.org.b




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...