Pensar não é uma atitude contemplativa,
é um ofício austero, longo e rigoroso,
é o que torna o ser Humano.
Hannah Arendt
ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA OS PROFESSORES DE FILOSOFIA
Descrição: Considerando que a Filosofia no Ensino Médio deve ser entendida como uma disciplina que visa ampliar o significado e os objetivos sociais e culturais da educação, torna-se necessário uma reflexão de como estão organizadas as Situações de Aprendizagem nos Cadernos do São Paulo faz Escola, referentes à Filosofia.
Público Alvo: Professores de Filosofia com aulas atribuídas em 2013, sendo 01 representante (convocação) por unidade escolar. De preferência, o professor que não acumula.
Data prevista
31/10/2013 – professores de Ferraz de Vasconcelos
01/11/2013 – professores de Suzano
Horário: 9h às 15h
Professor, acesse o link abaixo e faça o cadastro para a Orientação Técnica de Filosofia
Temas e saberes pedagógicos que serão explorados na Orientação Técnica
SABERES DA DISCIPLINA
A Condição Humana e a Banalidade do Mal
Adolf Eichmann - Documentário - Parte 1
www.youtube.com
Hannah Arendt
armonte.wordpress.com
O Julgamento de Adolf Eichmann
www.revistaliberdades.org.br
"Ao que parece, o pensamento construído por Arendt não resulta de um conflito de consciência, ou de um dever moral, mas de uma questão existencial. O que a filósofa queria deixar claro era que, para ela, Eichmann, assim como todos os homens e mulheres afetados diretamente ou indiretamente pelo nazismo, tinham perdido o dom mais precioso de suas vidas: a humanidade. Pensar não é uma atitude contemplativa, “é um ofício austero, longo e rigoroso”, é o que torna o ser Humano."
Fonte: www.revistadehistoria.com.br
Hannah Arendt - Trailer legendado
www.youtube.com
(...) Sebastian Haffner, estudante de direito na Alemanha em 1930, escreveu na época um livro – Defying Hitler: a memoir – manuscrito abandonado, resgatado recentemente por seu filho que o publicou com este título.3 O livro mostra como um estudante de família simples vai aderindo ao partido nazista, simplesmente por influência dos amigos, da mídia, do contexto, repetindo com as massas as mensagens. Na resenha do livro que fiz em 2002, escrevi que o que deve assustar no totalitarismo, no fanatismo ideológico, não é o torturador doentio, é como pessoas normais são puxadas para dentro de uma dinâmica social patológica, vendo-a como um caminho normal. Na Alemanha da época, 50% dos médicos aderiram ao partido nazista.
O próximo fanatismo político não usará bigode nem bota, nem gritará Heil como os idiotas dos “skinheads”. Usará terno, gravata e multimídia. E seguramente procurará impor o totalitarismo, mas em nome da democracia, ou até dos direitos humanos.
SABERES PEDAGÓGICOS
"É preciso considerar que a atividade profissional de todo professor possui uma natureza pedagógica, isto é, vincula-se a objetivos educativos de formação humana e a processos metodológicos e organizacionais de transmissão e apropriação de saberes e modos de ação. (...) Por isso, para ensinar, o professor necessita de conhecimentos e práticas que ultrapassem o campo de sua especificidade."
Bittencourt, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3ª edição - São Paulo: Cortez , 2009. pg.18
O DESAFIO DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
MODALIDADES ORGANIZATIVAS (Projetos, Atividades Permanentes, Atividades Independentes e Sequências de Atividades)
TIPOS DE CONTEÚDOS (Conceituais, Procedimentais e Atitudinais)
Educação por competências no ensino básico - Nilson Machado
www.youtube.com
- Introdução 15
- Identidade da Filosofia 21
- Objetivos da Filosofia no ensino médio 28
- Competências e habilidades em Filosofia 29
- Conteúdos de Filosofia 34
- Metodologia 36
- Referências bibliográficas 40
Nenhum comentário:
Postar um comentário