FILOSOFIA
Respeitando os saberes e autonomia do professor, as orientações que seguem tem o sentido de trazer algum subsídio para o início do ano letivo.
Os primeiros dias de aula podem ser um momento especial para conhecer e reconhecer as possibilidades de trabalho junto aos alunos no decorrer do ano letivo. Alunos novos e alunos já conhecidos sempre trazem visões de mundo ricas e diversas, oriundas do ambiente familiar, de amizades, viagens, do acesso a informações por intermédio da mídia e outras experiências cotidianas, além dos acréscimos gerados por experiências escolares anteriores. Todo esse rico contexto de experiências, se bem aproveitados, podem favorecer o aprendizado no decorrer do ano. Nesse sentido, nos primeiros dias de aula, é importante realizar um diagnóstico de aprendizagem. Esse diagnóstico pode ser realizado com o estabelecimento de uma conversa com os alunos, pautada no ensino e nas aprendizagens realizadas no ano anterior. Uma breve discussão sobre o que foi proveitoso e o que pode ser melhorado, em termos escolares, pode ser um bom início de conversa e, a partir dessa ocasião, promover momentos para exercitar e aprimorar as habilidades e competências instrumentais de leitura e interpretação de textos filosóficos e não filosóficos e o desenvolvimento/aprimoramento de competências e habilidades finais no âmbito da Filosofia como, por exemplo, a análise e discussão de problemas filosóficos com a perspectiva de tomar uma posição e justificá-la.
Para encaminhar o diagnóstico, os professores de Filosofia podem retomar Situações de Aprendizagem nos Cadernos ou textos presentes em livros didáticos da disciplina Filosofia ou, ainda, recursos produzidos pelo próprio docente. Esse diagnóstico poderá trazer dados importantes para o planejamento anual e das aulas, pois possivelmente, indicará quais habilidades e competências poderão ser aprimoradas e aquelas que requerem um trabalho mais intenso. Nesse contexto, lembramos que a prática docente é nutrida pelo contato e colaboração entre docentes e entre docentes e equipe gestora da escola.
Dessa forma, consideramos que esse primeiro diagnóstico merece ser compartilhado com os docentes das demais disciplinas, assim, os professores de filosofia podem promover, dentro de cada unidade escolar, um trabalho colaborativo e até interdisciplinar, em especial com os outros professores da área de Ciências Humanas.
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