terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2014 (2)







No silêncio das estrelas um grito de luz de suas entranhas...
E quantos gritos, e quantas entranhas, 
e a gente assim, mudo... 
e a gente assim, tão surdo de tudo
e a gente assim, só assistindo... 
(Eva Rocha)




É IMPORTANTE PROMOVER DISCUSSÕES/REFLEXÕES SOBRE O DOCUMENTO NAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS. 


O Currículo Oficial respeita os saberes e autonomia do professor (pg. 65)

É importante conhecer a Proposta Pedagógica da escola na hora de elaborar o plano de aula e de ensino? (pg. 59)

O Currículo Oficial deve ser considerado como elemento orientador para construção de planos de disciplina e de aula? (pg. 60)

Qual a importância de respeitar o contexto em que os alunos estão inseridos? (pg. 60)

O professor precisa realizar o diagnóstico nos primeiros dias de aula? (pg. 62) 

O que é desenvolvimento global do aluno (pg.44)

Contribuição das TIC (pg. 45)

O professor tem que conversar com os alunos sobre conteúdos e metodologias que serão trabalhadas durante o ano? (pg. 68)

Para ter êxito com a temática das Relações Étnico-raciais em sala de aula, que postura o professor deve adotar? (pg. 84)

A Cultura de Matriz Africana sofreu (sofre) um processo de desvalorização? (pg. 85)

O que é a ideologia do branqueamento? (pg. 85)

A quem se destina a discussão sobre a questão racial: Ao Movimento Negro? Aos estudiosos? A escola? (pg. 85)

O mito da democracia racial e a ideologia do branqueamento só atingem os negros? (pg. 85)

O que é Quilombo? (pg.90)

O conceito de Quilombo está associado à escravidão? (pg.90)

Como promover a desconstrução de estereótipos ligados à ideia de “índio.” (pg.94)

Clique em Coordenadorias (CGEB/ Biblioteca), e localize o link Orientações para os Primeiros Dias Letivos.



coletividad.org





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...