sexta-feira, 9 de maio de 2014

OS CONTEÚDOS E A METODOLOGIA NO ENSINO DE FILOSOFIA



A PRESENÇA DA FILOSOFIA N0 ENSINO MÉDIO

Entre avanços e retrocessos, a presença da Filosofia na educação escolar é hoje uma realidade no Ensino Médio de todas as escolas do país, públicas e particulares. Mas a obrigatoriedade de seu ensino (PLC 04/2008) não garante, por si só, o êxito de sua tarefa pedagógica. Aliás, muitos contestam a possibilidade do ensino da Filosofia; outros repetem a antigo jargão atribuído a Kant, de que “não se ensina Filosofia, mas filosofar”. 

(...) Como é próprio da reflexão filosófica, quando falamos de seu "ensino" já nos deparamos com questões de fundo filosófico, tais como:

  • É possível ensinar Filosofia ou a filosofar? 
  • O que visamos ao trabalhar Filosofia com os jovens do Ensino Médio? 
  • Qual a especificidade do trabalho filosófico no currículo do Ensino Médio? 
  • Há conteúdos específicos ou tudo pode ser objeto de reflexão filosófica? 
  • Que metodologia empregar para desenvolver um trabalho produtivo e prazeroso com os nossos jovens?


Clique AQUI para ler na íntegra o artigo do professor Francisco P. Greter.
Fonte: aproffesp.blogspot.com.br


blog.msmacom.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...