THÉOPHILE OBENGA - nasceu em Mbaya, na República do Congo, em 1936. Discípulo e amigo de Cheikh Anta Diop, Obenga tem defendido uma perspectiva da história africana reorientada para as preocupações dos investigadores e intelectuais africanos, ansiosos por revisitar a sua herança cultural. Obenga é membro da Sociedade Francesa de Egiptologia, e colaborou com a UNESCO em programas relacionados com a escrita da história africana e da história cultural e científica da humanidade. Obenga conta-se, indiscutivelmente, entre grandes intelectuais africanos contemporâneos.
MARTIN BERNAL - é um estudioso de história política chinesa moderna que afirma que a civilização clássica grega na realidade se originou de culturas afroasiáticas e semíticas, e não apenas da Europa, como tradicionalmente é colocado pelos historiadores.
GEORGE G. M. JAMES – Em seu livro de 1954 Stolen Legacy, James escreve que, entre outras coisas, os gregos antigos não foram os autores originais da filosofia grega , que ele alega foi baseada principalmente em ideias e conceitos que foram emprestados sem reconhecimento, ou mesmo roubados, desde os antigos egípcios .
Dr. Henrique Cunha Júnior
Prof. Titular da Universidade Federal do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário