Filme instiga a reflexão baseando-se no pensamento de diversos filósofos, como Nietzsche e Sartre.
Fonte de inspiração e controvérsia, a cultura de massa vez por outra origina produtos voltados a desmisti ficar suas próprias malícias. Um desses produtos é o filme realizado pelo diretor e roteirista estadunidense Richard Linklater e lançado em 2001 com o título original: "Waking Life".
(...)
Pensando nisso, Angelica Silva Costa, professora de Filosofia e mestranda da Universidade Federal de Uberlândia, desenvolveu e executou um plano de aula tendo como base uma parte específica do filme, a qual ela fez paralelo ao pensamento de Sartre. "Devido aos vários assuntos distintos que são discutidos em "Waking Life", decidi selecionar a primeira parte em que se discute o Existencialismo para apresentar de forma lúdica, a alunos do ensino médio, esse conceito", conta. Assim, ela propôs aos estudantes, depois de assistirem ao filme e lerem um pequeno texto de apoio, discutirem e responderem exercícios. "O suporte do filme 'quebra' a resistência dos jovens à filosofia, que, muita das vezes, é tida como chata e entediante por eles", afirma.
Plano de aula
Ficha Técnica
Gênero: Animação
Direção e Roteiro: Richard Linklater
Elenco: Adam Goldberg, Caveh Zahedi, Charles Gunning, David Martinez, Ethan Hawke, Julie Delpy, Kim Krizan, Lisa Moore, Louis Black, Louis Mackey, Nicky Katt, Richard Linklater, Steven Prince, Steven Soderbergh, Wiley Wiggins
Produção: Anne Walker-Mcbay
Fotografia: Richard Linklater, Tommy Pallotta
Trilha Sonora: Glover Gill
Duração: 99 min.
Ano: 2001
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Classificação: 14 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário