terça-feira, 6 de junho de 2017

Filosofia para criança:para que o ontem não continue no amanhã


A história da educação das crianças se confunde com a história da filosofia. Todavia, contraditoriamente, muitas são as lutas ainda hoje pela efetivação destes dois direitos: direito à educação e direito à educação de qualidade, isto é, direito a disciplina de filosofia. Quando a Filosofia é vítima de conjurações políticas-ideológicas daqueles que não a compreendem e, por ignorância, diminui sua presença ou abre brecha para sua exclusão do Ensino Médio, nós professores graduados em Filosofia defendemos sua presença nas grades Curriculares Nacionais no Ensino Médio, e também no Ensino Fundamental, nos primeiros anos da formação das crianças. Tendo como base observações empíricas da cognição de adolescentes e jovens que tiveram acesso à filosofia desde da infância, o texto abaixo defenderá o direito à educação de qualidade, pública e laica, o que implica Filosofia Para Crianças-Educação para o Pensar Bem desde a pré-escola. Entre as finalidades da filosofia está o de evidenciar o óbvio que de tão evidente vira senso comum e às vezes é “deixado de lado” – desconfiamos, todavia, que na esfera política este “deixado de lado” é algo intencional. Esta intencionalidade não é visível na modificação das disciplinas obrigatórias do Ensino Médio? MAIS





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