sexta-feira, 23 de março de 2018

Manual para o uso não sexista da linguagem






O místico sem fé: Cioran for dummies


Cansado de ler tantas besteiras sobre o filósofo, apresento um pequeno manual introdutório ao seu pensamento.


Quando se trata de abordar a obra do filósofo franco-romeno Emil Cioran (1911-1995), muitos críticos renunciam a todo o cuidado de que normalmente se valem para julgar o trabalho de autores com quem dividem simpatias políticas, éticas ou estéticas. Para analisar um autor querido, toda prudência é pouca, toda objetividade não basta, todas as nuances são insuficientes. O crítico se dá ao trabalho – ou melhor, entrega-se ao prazer – de ler quase tudo que saiu da pena de seu objeto de estudo e um bom tanto do que foi escrito de positivo (mais) e negativo (menos) sobre ele. Já para se avaliar a obra de Cioran, bastam um ou dois de seus livros mais famosos e um ou dois ensaios contra ele para se fabricar um juízo flexível como os Dez Mandamentos. Armado mais de paixão do que de ciência, o crítico então deposita na mesa da História o seu veredicto e sai confiante de ter adicionado um tijolinho a mais na restauração da Cultura Ocidental. MAIS




sábado, 17 de março de 2018

As aulas do 1º Workshop | Nietzsche e o Retorno da Potência - disponíveis para download.



"Ontem enquanto eu realizava um curso uma aluna me questionou a respeito, dizendo considerar uma grande perda não poder acessar esse conteúdo após essa semana. Por isso estamos disponibilizando a partir de hoje download do áudio das aulas! Você poderá baixá-las até o dia de encerramento deste workshop. E poderá ter essas aulas para  revê-las quantas vezes quiser, e totalmente gratuito...

Nessas aulas explico de modo realmente muito simples, um passo a passo sobre como ultrapassar uma velha maneira de desejar e conquistar a potência do riso.

Estou recebendo muitos frutos com a disponibilização deste que é um material inédito e que foi criado com o cuidado de ser bem acessível e praticável.

Esta é a melhor abordagem que já fiz acerca desta idéia e desta visão.

Nestes vídeos eu exponho...

1# O que é o retorno da potência...

2# Porque ele é capaz de gerar em muitas pessoas a força necessária para rir até dos maus encontros...

3# Como a humanidade opera e como transpor os principais obstáculos que as pessoas encontram quando buscam um novo modo de desejar.

Aproveite, o acesso livre será realizado apenas até essa semana.

Depois iniciaremos um novo processo com aqueles interessados em aprofundar ainda mais a prática.

"Eu vi os dois, é um melhor que o outro. Você ali é tão claro, vc é tão perfeito. Que você fala por etapas... vc é tão didático. Foi só ali que eu percebi o quanto de humano... de gente mesmo... com a gente surge... o processo todinho... você explica! A gente nem precisa ler Nietzsche, é mastigado, é tudo perfeito." Depoimento de Andrea Nunes, Ceramista, Tupã/Sp sobre as aulas deste 1º Workshop

➜ E se você por ventura ainda não acessou o blog deste Workshop, você não imagina o quanto pode aprender lendo os comentários e as respostas que estou cuidadosamente criando. " (Luiz Fuganti)

 

O link para participar gratuitamente é:





terça-feira, 13 de março de 2018

FILOSOFIA AFRICANA


FILOSOFIA AFRICANA


Videoaula 1 – O estudo da Filosofia Africana, segundo Ramose

O professor Edson, da ONG Casa das Áfricas, nesta aula, apresenta-nos a discussão que Mogobe Bernard Ramose, filósofo sul-africano, faz a respeito da legitimidade e da possibilidade do estudo da Filosofia Africana por africanos e não-africanos. A sugestão é de que o(a) professor(a) faça interlocução com discussão sobre “O Que É Filosofia?” e “Por que estudar Filosofia?”, com o objetivo de despertar nos alunos as habilidades de reconhecimento de manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico, bem como de identificação de movimentos associados ao processo de conhecimento. Dessa forma, compreender-se-á as etapas da reflexão filosófica para desenvolver-se o pensamento autônomo e questionador.
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=8586


Videoaula 2 – Conhecimento: uma abordagem crítica

O que é o Conhecimento? Quem detém o monopólio de produção do Conhecimento? A partir destas duas perguntas, o professor Edson, da ONG Casa das Áfricas, traz os questionamentos de Paulin Hountondji, filósofo beninense , a respeito da produção filosófico-científica sobre o e do continente africano. A sugestão é de que se faça a interlocução com a discussão sobre a construção do conhecimento (Filosofia e História). Visa-se, portanto, à crítica da concepção de conhecimento científico como verdade absoluta, bem como o reconhecimento do conceito de memória e sua importância para a construção do conhecimento histórico e filosófico.
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=8586


Videoaula 3 – Indicações Bibliográficas
Videoaula com indicações bibliográficas de filósofos brasileiros que se debruçam sobre os temas da Filosofia Africana e Filosofia Afro-brasileira.

PLENÁRIAS DA APROFFESP







Aos participantes: Não esqueça de pegar declaração e entregar na secretaria da escola. 


sábado, 3 de março de 2018

Professor da UNB cria site que disponibiliza obras em português de filósofos africanos


Para incrementar a cultura africana nas escolas e universidades brasileiras, Wanderson Flor do Nascimento, professor de filosofia da Universidade de Brasília (UNB), criou um site educativo, com obras literárias de filósofos africanos. A página Filosofia Africana se concretizou graças a um estudo realizado por ele, que encontrou como barreira a dificuldade de acesso aos materiais. Segundo o educador, a maioria dos títulos estão disponibilizados apenas em inglês ou francês. Em entrevista ao Jornal de Brasília, Wanderson conta sobre a idealização do projeto e explica como o material contribui para a formação dos estudantes e admiradores da cultura africana. MAIS






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...