terça-feira, 13 de março de 2018

FILOSOFIA AFRICANA


FILOSOFIA AFRICANA


Videoaula 1 – O estudo da Filosofia Africana, segundo Ramose

O professor Edson, da ONG Casa das Áfricas, nesta aula, apresenta-nos a discussão que Mogobe Bernard Ramose, filósofo sul-africano, faz a respeito da legitimidade e da possibilidade do estudo da Filosofia Africana por africanos e não-africanos. A sugestão é de que o(a) professor(a) faça interlocução com discussão sobre “O Que É Filosofia?” e “Por que estudar Filosofia?”, com o objetivo de despertar nos alunos as habilidades de reconhecimento de manifestações históricas e sociais do pensamento filosófico, bem como de identificação de movimentos associados ao processo de conhecimento. Dessa forma, compreender-se-á as etapas da reflexão filosófica para desenvolver-se o pensamento autônomo e questionador.
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=8586


Videoaula 2 – Conhecimento: uma abordagem crítica

O que é o Conhecimento? Quem detém o monopólio de produção do Conhecimento? A partir destas duas perguntas, o professor Edson, da ONG Casa das Áfricas, traz os questionamentos de Paulin Hountondji, filósofo beninense , a respeito da produção filosófico-científica sobre o e do continente africano. A sugestão é de que se faça a interlocução com a discussão sobre a construção do conhecimento (Filosofia e História). Visa-se, portanto, à crítica da concepção de conhecimento científico como verdade absoluta, bem como o reconhecimento do conceito de memória e sua importância para a construção do conhecimento histórico e filosófico.
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=8586


Videoaula 3 – Indicações Bibliográficas
Videoaula com indicações bibliográficas de filósofos brasileiros que se debruçam sobre os temas da Filosofia Africana e Filosofia Afro-brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...