terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS LETIVOS 2014 (2)







No silêncio das estrelas um grito de luz de suas entranhas...
E quantos gritos, e quantas entranhas, 
e a gente assim, mudo... 
e a gente assim, tão surdo de tudo
e a gente assim, só assistindo... 
(Eva Rocha)




É IMPORTANTE PROMOVER DISCUSSÕES/REFLEXÕES SOBRE O DOCUMENTO NAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS. 


O Currículo Oficial respeita os saberes e autonomia do professor (pg. 65)

É importante conhecer a Proposta Pedagógica da escola na hora de elaborar o plano de aula e de ensino? (pg. 59)

O Currículo Oficial deve ser considerado como elemento orientador para construção de planos de disciplina e de aula? (pg. 60)

Qual a importância de respeitar o contexto em que os alunos estão inseridos? (pg. 60)

O professor precisa realizar o diagnóstico nos primeiros dias de aula? (pg. 62) 

O que é desenvolvimento global do aluno (pg.44)

Contribuição das TIC (pg. 45)

O professor tem que conversar com os alunos sobre conteúdos e metodologias que serão trabalhadas durante o ano? (pg. 68)

Para ter êxito com a temática das Relações Étnico-raciais em sala de aula, que postura o professor deve adotar? (pg. 84)

A Cultura de Matriz Africana sofreu (sofre) um processo de desvalorização? (pg. 85)

O que é a ideologia do branqueamento? (pg. 85)

A quem se destina a discussão sobre a questão racial: Ao Movimento Negro? Aos estudiosos? A escola? (pg. 85)

O mito da democracia racial e a ideologia do branqueamento só atingem os negros? (pg. 85)

O que é Quilombo? (pg.90)

O conceito de Quilombo está associado à escravidão? (pg.90)

Como promover a desconstrução de estereótipos ligados à ideia de “índio.” (pg.94)

Clique em Coordenadorias (CGEB/ Biblioteca), e localize o link Orientações para os Primeiros Dias Letivos.



coletividad.org





domingo, 26 de janeiro de 2014

BOA VOLTA ÀS AULAS PARA TODOS!


Peçamos um 2014 diferente...

 " Eu só peço a Deus
Que a dor/injustiça não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia 
Solitário sem ter feito o q'eu queria ..."
                                                                         (León Gieco's)



Eu só peço a Deus - Mercedes Sossa e Beth Carvalho 
www.youtube.com


sábado, 25 de janeiro de 2014

Orientações para os professores de Filosofia 2014


FILOSOFIA


Respeitando os saberes e autonomia do professor, as orientações que seguem tem o sentido de trazer algum subsídio para o início do ano letivo.



Os primeiros dias de aula podem ser um momento especial para conhecer e reconhecer as possibilidades de trabalho junto aos alunos no decorrer do ano letivo. Alunos novos e alunos já conhecidos sempre trazem visões de mundo ricas e diversas, oriundas do ambiente familiar, de amizades, viagens, do acesso a informações por intermédio da mídia e outras experiências cotidianas, além dos acréscimos gerados por experiências escolares anteriores. Todo esse rico contexto de experiências, se bem aproveitados, podem favorecer o aprendizado no decorrer do ano. Nesse sentido, nos primeiros dias de aula, é importante realizar um diagnóstico de aprendizagem. Esse diagnóstico pode ser realizado com o estabelecimento de uma conversa com os alunos, pautada no ensino e nas aprendizagens realizadas no ano anterior. Uma breve discussão sobre o que foi proveitoso e o que pode ser melhorado, em termos escolares, pode ser um bom início de conversa e, a partir dessa ocasião, promover momentos para exercitar e aprimorar as habilidades e competências instrumentais de leitura e interpretação de textos filosóficos e não filosóficos e o desenvolvimento/aprimoramento de competências e habilidades finais no âmbito da Filosofia como, por exemplo, a análise e discussão de problemas filosóficos com a perspectiva de tomar uma posição e justificá-la.

Para encaminhar o diagnóstico, os professores de Filosofia podem retomar Situações de Aprendizagem nos Cadernos ou textos presentes em livros didáticos da disciplina Filosofia ou, ainda, recursos produzidos pelo próprio docente. Esse diagnóstico poderá trazer dados importantes para o planejamento anual e das aulas, pois possivelmente, indicará quais habilidades e competências poderão ser aprimoradas e aquelas que requerem um trabalho mais intenso. Nesse contexto, lembramos que a prática docente é nutrida pelo contato e colaboração entre docentes e entre docentes e equipe gestora da escola.

Dessa forma, consideramos que esse primeiro diagnóstico merece ser compartilhado com os docentes das demais disciplinas, assim, os professores de filosofia podem promover, dentro de cada unidade escolar, um trabalho colaborativo e até interdisciplinar, em especial com os outros professores da área de Ciências Humanas.

Clique em Coordenadorias (CGEB/ Biblioteca), e localize o link Orientações para os Primeiros Dias Letivos.



sofiacavedonpt.blogspot.com


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Orientações para os Primeiros Dias Letivos 2014

Informamos que já estão disponíveis na Intranet da SEE os documentos de Orientações para os Primeiros Dias Letivos elaborados pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica e pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores, que foram enviados ontem, por e-mail, para todas as Diretorias de Ensino e Unidades Escolares da rede.



Para acessá-los, insira seu RG e senha do GDAE para fazer login na página da Intranet. 


Clique em Coordenadorias (CGEB/ Biblioteca), e localize o link Orientações para os Primeiros Dias Letivos.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Um raio X da classe "mérdia" Paulista



Marilena Chauí disse tudo que eu gostaria, uma aula magistral sobre a medíocre ideologia neoliberal da classe média brasileira e especialmente Paulistana.



Um raio X da classe "mérdia" Paulista 
www.youtube.com



cesfmaragogipe.blogspot.com


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp


O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS) é direcionado aos estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública brasileira. Os estudantes que optam pelo PAAIS na inscrição para o vestibular recebem automaticamente 60 pontos a mais na nota final. Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas provenientes de escolas públicas terão, além dos 60 pontos adicionais, mais 20 pontos acrescidos à nota final.
O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social da Unicamp (PAAIS) contará com a visita de representantes da Unicamp que acontecerão a partir do início do ano letivo de 2014. O representante fará uma palestra informativa do programa nas escolas, gratuitamente.
Para apoiar esse programa, solicitamos a colaboração no sentido de comunicar às escolas sobre o PAAIS e as referidas palestras que serão realizadas. Mais informações podem ser consultadas no site clicando no link abaixo.




http://www.comvest.unicamp.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...