Orientação Técnica





Março de 2016







ORIENTAÇÃO TÉCNICA FILOSOFIA 

Setembro 2015

Vídeo


Fotos 





EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 


JUNHO 2014


(o repasse na escola será realizado pelo professor que compareceu na orientação técnica)





 LÓGICA CURRÍCULO DE FILOSOFIA 
2013






ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA OS PROFESSORES DE FILOSOFIA 




"Pensar não é uma atitude contemplativa, é um ofício austero, longo e rigoroso, é o que torna o ser Humano."
Hannah Arendt



Descrição: Considerando que a Filosofia no Ensino Médio deve ser entendida como uma disciplina que visa ampliar o significado e os objetivos sociais e culturais da educação, torna-se necessário uma reflexão de como estão organizadas as Situações de Aprendizagem nos Cadernos do São Paulo faz Escola, referente à Filosofia. 



Público Alvo: Professores de Filosofia com aulas atribuídas em 2013, sendo 01 representante (convocação) por unidade escolar. De preferência, o professor que não acumula. 



Data prevista 

31/10/2013 – professores de Ferraz de Vasconcelos 
01/11/2013 – professores de Suzano 

Horário: 9h às 15h 

Professor, acesse o link abaixo e faça o cadastro para a Orientação Técnica de Filosofia






SABERES DA DISCIPLINA 


A Condição Humana e a Banalidade do Mal 




Hannah Arendt


hannaharendt.wordpress.com











armonte.wordpress.com 





O Julgamento de Adolf Eichmann

www.revistaliberdades.org.br






"Ao que parece, o pensamento construído por Arendt não resulta de um conflito de consciência, ou de um dever moral, mas de uma questão existencial. O que a filósofa queria deixar claro era que, para ela, Eichmann, assim como todos os homens e mulheres afetados diretamente ou indiretamente pelo nazismo, tinham perdido o dom mais precioso de suas vidas: a humanidade. Pensar não é uma atitude contemplativa, “é um ofício austero, longo e rigoroso”, é o que torna o ser Humano."









(...) Sebastian Haffner, estudante de direito na Alemanha em 1930, escreveu na época um livro – Defying Hitler: a memoir – manuscrito abandonado, resgatado recentemente por seu filho que o publicou com este título.3 O livro mostra como um estudante de família simples vai aderindo ao partido nazista, simplesmente por influência dos amigos, da mídia, do contexto, repetindo com as massas as mensagens. Na resenha do livro que fiz em 2002, escrevi que o que deve assustar no totalitarismo, no fanatismo ideológico, não é o torturador doentio, é como pessoas normais são puxadas para dentro de uma dinâmica social patológica, vendo-a como um caminho normal. Na Alemanha da época, 50% dos médicos aderiram ao partido nazista.

O próximo fanatismo político não usará bigode nem bota, nem gritará Heil como os idiotas dos “skinheads”. Usará terno, gravata e multimídia. E seguramente procurará impor o totalitarismo, mas em nome da democracia, ou até dos direitos humanos.






SABERES PEDAGÓGICOS


"É preciso considerar que a atividade profissional de todo professor possui uma natureza pedagógica, isto é, vincula-se a objetivos educativos de formação humana e a processos metodológicos e organizacionais de transmissão e apropriação de saberes e modos de ação. (...) Por isso, para ensinar, o professor necessita de conhecimentos e práticas que ultrapassem o campo de sua especificidade." 

Bittencourt, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3ª edição - São Paulo: Cortez , 2009. pg.18



O PAPEL DO PROFESSOR NA CRIAÇÃO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM


O DESAFIO DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

MODALIDADES ORGANIZATIVAS (Projetos, Atividades Permanentes, Atividades Independentes e Sequências de Atividades) 


TIPOS DE CONTEÚDOS (Conceituais, Procedimentais e Atitudinais)





Educação por competências no ensino básico - Nilson Machado

www.youtube.com







A Dirigente Regional de Ensino convoca os professores de Filosofia e Sociologia para Orientação Técnica de Ciências Humanas, nos termos do artigo 8º, da Resolução SE 58/2011, alterada pela Res.43/2012 e pela Resolução SEE 61/2012.



Ferraz de Vasconcelos

Data: 31 de outubro de 2013

Horário: 9h às 15h

Local: EE José Eduardo Vieira Raduan 

Endereço: Rua Josefina F. Caucilla, nº 250 – Vila Jamil – Ferraz de Vasconcelos. 



Suzano 

Data: 01 de Novembro de 2013 

Horário: 9h às 15h 

Local: EE Zeikichi Fukuoka 

Endereço: Rua Caramuru, 111 – Cidade Edson, Suzano 








Clique nas palavras abaixo e leia texto referente as atividades desenvolvidas na reunião  





(distinção entre a vida biológica e a vida política, pela resposta observar as três dimensões da vida ativa: Labor (NECESSIDADE), Trabalho (UTILIDADE) e Ação (POLÍTICA))


(Reflexão sobre Condição Humana e a Banalidade do Mal)


"Para Arendt, a vitória do animal laborans revela a impotência política do homem moderno."

Adriano Correia



Vídeos utilizados na Orientação Técnica



Comida - Titãs
www.youtube.com



"Manifesto Humanista"  de Arnaldo Antunes foi utilizado na reunião com os professores de Ferraz de Vasconcelos

Saiba - Arnaldo Antunes 
www.youtube.com




"Seu Zé" declamou O Homem Imaginário para os professores de Suzano

Nicanor Parra - El hombre imaginario
www.youtube.com



Fotos da reunião 





Ferraz de Vasconcelos 

 Trabalho em grupos sobre Situações de Aprendizagem 
Crédito da foto: Gelson Rocha


 Trabalho em grupos sobre Situações de Aprendizagem de Filosofia 
Crédito da foto: Gelson Rocha


 Supervisora Iracema Mariano e o Grupo Verbalizador debatendo sobre a Condição Humana
Crédito da foto: Gelson Rocha



Grupos de verbalização e Grupo de observação e a banalidade do mal 
Crédito da foto: Gelson Rocha


 Grupos de verbalização e Grupo de observação e a banalidade do mal 
Crédito da foto: Gelson Rocha



  Trabalho em grupos sobre Situações de Aprendizagem de Filosofia 
Crédito da foto: Gelson Rocha


PCNP Rogata direcionando trabalho do grupo 
Crédito da foto: Gelson Rocha


Suzano 

Início da reunião - hora da apresentação dos participantes 
Crédito da foto: Gelson Rocha



Atividade de sensibilização do encontro
Crédito da foto: Gelson Rocha



 Grupos de verbalização e Grupo de observação e a Condição Humana em Hannah Arendt
Crédito da foto: Gelson Rocha



 Grupos de verbalização e Grupo de observação e o julgamento de Adolf Eichmann
Crédito da foto: Gelson Rocha




PCNP Rogata direcionando técnica GV/GO sobre a Condição Humana
Crédito da foto: Gelson Rocha




Grupo Verbalizador e o debate sobre a Condição Humana e a Banalidade do Mal 
Crédito da foto: Gelson Rocha




Referências

SÃO PAULO. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas Tecnologias. São Paulo: SEE, 2010;


SÃO PAULO. Caderno do Professor: Filosofia, Ensino Médio – 2ª série, Volume 4 – Sâo Paulo: SEE, 2009;


ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 6ª Edição – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993;



Videoconferência Filosofia: Experiência e Linguagem. Disponível no site: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Videoteca/tabid/179/language/pt-BR/Default.aspx, 2012; 



BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências Humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006; 



São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do Gestor: gestão do currículo na escola / Secretaria da Educação; coordenação, Maria Inês Fini; elaboração, Lino de Macedo, Maria Eliza Fini, Zuleika de Felice Murrie. - São Paulo : SEE, 2008. 



Agradecimentos 

  • Aos gestores das escolas José Eduardo Vieira Raduan e Zeikichi Fukuoka;
  • As funcionárias que gentilmente prepararam o café para reunião;
  • Ao Grêmio Estudantil da EE José Eduardo Vieira Raduan, pela ajuda na hora de ligar os equipamentos;
  • Professor Vandei - "Seu Zé", que declamou uma poesia para os professores de Suzano; e 
  • Aos professores que brilhantemente se debruçaram na reflexão sobre a Condição Humana.
 O que mais chamou a nossa atenção nos dois grupos (Suzano e Ferraz de Vasconcelos)  foi a autonomia dos docentes durante a "guerra de ideias" entre os mesmos.



Obs: O material utilizado na Orientação Técnica será enviado para o e-mail dos professores. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...