terça-feira, 22 de setembro de 2015

Boas práticas nas aulas de Filosofia




A Dirigente Regional de Ensino convoca, de acordo com os termos do inciso I, do artigo 7º, da Resolução SE 61/2012, 01 professor de Filosofia das unidades escolares, para Orientação Técnica: “Boas práticas nas aulas de Filosofia” 

Objetivo Geral
•   Divulgar as boas práticas nas aulas de Filosofia.

Objetivos Específicos
•   Vivenciar o questionamento, a investigação de conceitos e a criação de novas possibilidades de pensar através da prática coletiva de fazer filosofia;
•    Discutir os desafios da Filosofia na sala de aula,
•    Refletir sobre significado da avaliação de aprendizagem em Filosofia.


Professores de Ferraz de Vasconcelos
Data: 23/09/2015
Horário: 9h às 15h
Local: EE Ignês Corrêa Allen Rua Sao Francisco, 128 - Vila das Nações, Ferraz de Vasconcelos - SP

Professores de Suzano 
Data: 29/09/2015
Horário: 9h às 15h

Local: EE Zeikichi Fukuoka Rua Caramuru, 111 - Cidade Edson, Suzano - SP



Em 13 de maio de 2015 divulgamos um Comunicado (63/2015)







Assuntos explorados 

1. Reflexão sobre possibilidades de variação metodológica no Ensino de Filosofia (José Vandei)




Eu sou trezentos

Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cinquenta, 
As sensações renascem de si mesmas sem repouso,
Ôh espelhos, ôh! Pireneus! ôh caiçaras!
Si um deus morrer, irei no Piauí buscar outro!

Abraço no meu leito as melhores palavras, 
E os suspiros que dou são violinos alheios; 
Eu piso a terra como quem descobre a furto 
Nas esquinas, nos táxis, nas camarinhas seus próprios beijos! 

Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cinquenta, 
Mas um dia afinal eu toparei comigo... 
Tenhamos paciência, andorinhas curtas, 
Só o esquecimento é que condensa, 
E então minha alma servirá de abrigo. 
(Mário de Andrade)












Cada grupo produzirá uma obra artística de acordo com um tema estabelecido, cada grupo terá uma colaboração de um aluno e textos de apoio.


Tema1: “A presença do outro: que diferença isso faz para a minha existência?” 



Grupo 1 – Esquete teatral















 




Grupo 2 – Vídeo de celular

























Grupo 3 – Instalação fotográfica









Grupo 4 – Música 



















Grupo 5 - Poesia 








Metodologia 










... proposta para 2016 



Alunos da EE Batista Renzi na III Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo




Tema 2. Filosofia no Ensino Médio - Desafios e possibilidades (Gilson Santos) 





Sensibilização

Como sensibilizar o jovem para o pensar filosófico?

O que é esse pensar Filosófico?

Quem está autorizado a pensar?






Problematização

Qual a importância de se estudar os filósofos europeus em um país da América do Sul com os problemas próprios que temos, os africanos ou latinos não seriam mais próximos da nossa realidade?

Por outro lado, a experiência do pensamento europeu que passou por tantas etapas, não seria importante para a nossa experiência?

Quais os limites e que caminhos trilhar? 





Investigando – Ampliando ...
Afroperspectividade: 

“Numa sociedade racista que apresenta dados alarmantes de violência urbana em que as principais vítimas são jovens negras e negros, filosofar pode ajudar a repensar o cenário político e social. Mas, insisto, eles devem estudar uma Filosofia que seja marginal e antidogmática. Uma Filosofia que pense o racismo, uma Filosofia que trate da violência, uma Filosofia que pense o Brasil, uma Filosofia enredada no nosso território cultural, uma Filosofia que está porvir e que, talvez, possa estar em semente no pluriverso filosófico afroperspectivista.” (Renato Noguera)














Referências 

ANDRADE, M. De Paulicéia Desvairada a Café (Poesias Completas). São Paulo: Círculo do Livro, s/d. 

Artigo: Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença – Silvio Gallo

SARTRE, J.-P. O Existencialismo É Um Humanismo - 2ª Ed., Vozes

V Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo. Disponível em: < https://olimpiadadefilosofiasp.wordpress.com> Acesso 21 set.2015. 

GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor. In: Dossiê Gilles Deleuze






PCNP: Rogata Atanes Neto, Solange Maris e Gelson Rocha 


Agradecimentos:

Gestoras das escolas Ignês Corrêa Allen e Zeikichi Fukuoka

Professores formadores (parceiros): José Vandei (Seu Zé) e Gilson Santos. 

Ex-alunos da EE Batista Renzi (parceiros): Pedro Henrique e André Del Corsi 

E os professores que aceitaram o desafio proposto pela equipe. 



... um grupo de jovens de Guaianases resolveu ocupar um terreno abandonado ...



Material utilizado na reunião, será enviado para o professor que participou da Orientação Técnica. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...